MEC faz nova trapalhada e compromete Sisu

Estudantes voltam a pagar por erro grosseiro do Ministério de Abraham Weintraub.

Diante da mais recente trapalhada do Ministério da Educação (MEC), seis instituições de ensino superior, pelo menos, disseram que estão adiando a convocação de aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O novo erro no sistema agora ocorreu na divulgação dos selecionados a partir da lista de espera, informa o jornal Folha de S. Paulo.

O Sisu reúne vagas de instituições que escolhem seus alunos com base no desempenho no Enem. A edição 2019 do exame, o primeiro sob responsabilidade do governo Jair Bolsonaro, registrou erro em milhares de notas, e candidatos ainda enfrentaram uma série de problemas no Sisu.

A convocação da lista de espera, acessada por quem não passou na primeira chamada, era prevista para esta sexta-feira (7), segundo cronograma da pasta comandada por Abraham Weintraub.

Calendário de ingresso

O MEC, entretanto, ou não encaminhou a lista ou enviou uma relação errada para ao menos seis instituições federais, que precisaram adiar a convocação dos alunos e mudar o calendário de ingresso. Nesta etapa do processo, o MEC encaminha a lista para as universidades, responsáveis pela convocação.

O problema atingiu, ao menos, a UFSCcar (Universidade Federal de São Carlos), UFPel (Federal de Pelotas), UFOB (Oeste da Bahia), UFRPE (Rural de Pernambuco), UFCG (de Campina Grande) e o IFPI (Instituto Federal do Piauí).