Águia de Ouro afronta bolsonarismo e é campeã com ‘viva Paulo Freire’

O enredo “O Poder do Saber” tem ao seu final a frase “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, da mais famosa música de Geraldo Vandré.

A Águia de Ouro conquistou nesta terça-feira, 25, seu primeiro título do carnaval paulistano, com 269,9 pontos e um dos enredos mais politizados dos dois dias de desfile no Anhembi. Para falar sobre “o poder do saber”, a Águia de Ouro abordou benefícios e problemas do conhecimento em 26 alas. Embora abordasse o tema da tecnologia, a escola trouxe algumas alegorias tradicionais, mas muito alegres.

A escola lembrou uma das frases mais famosas do educador (“não se pode falar de educação sem amor”) e ainda cantou um “viva Paulo Freire”, numa afronta direta ao bolsonarismo, que decidiu extirpar Paulo Freire da história do Brasil.

O enredo “O Poder do Saber” tem ao seu final a frase “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, da mais famosa música de Geraldo Vandré, que foi como um hino na luta contra a ditadura militar, defendida por Bolsonaro.

Paulo Freire, reconhecido mundialmente como uma das mais relevantes referências na educação contemporânea, é alvo de uma constante e violenta campanha  de ataques da gestão de Bolsonaro e da extrema-direita, com um sem-número de calúnias e ofensas proferidas quase diariamente há anos. 

Paulo Freire na avenida

Logo no começo do desfile da Águia de Ouro, quatro dinossauros mecânicos eram operados manualmente. Também houve carros mais modernos e com telões, em menor número. Destaque para o retrato da bomba de Hiroshima (com cogumelo atômico feito de lã de aço). Em outro carro, a velha guarda e as crianças da Águia frequentavam uma escola. Nele, foi escrita uma frase de Paulo Freire: “Não se pode falar de educação sem amor”.

Confira abaixo o samba da campeã, com “O poder do saber: Se saber é poder, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”:

Águia em suas asas vou voar

E no caminho da sabedoria

Páginas da história desvendar!

Sou eu… No elo perdido um desbravador!

O tempo é o meu senhor

Em busca da evolução…

Criar e superar limites da imaginação

A mente dominar

Jamais deixar de Acreditar!

Brincar de Deus…Recriar a vida

Desafiar, Surpreender!

Na explosão a dor, uma lição ficou

Sou aprendiz do criador!

Em cada traço que rabisco no papel

Vou desenhando o meu destino

No horizonte vejo um novo alvorecer

Ao mestre meu respeito e carinho

É nova era, o futuro começou

É tempo de paz, resgatar o valor!

Águia…Razão do meu viver

Berço que Deus abençoou

Nada se compara a esse amor

Meu Coração é Comunidade

Faz o sonho acontecer!

Pompéia guerreira, chegou sua hora

Seu manto reluz o poder do saber É preciso saber viver

Com informações do Brasil 247 e Terra

14 comentários para "Águia de Ouro afronta bolsonarismo e é campeã com ‘viva Paulo Freire’"

  1. Ildaci Marques Rodrigues disse:

    O investimento na educação é o que melhor dar retorno a nação , contra fatos nao ha argurmentos, vamos pesquisar então. O Nordeste assim como os jovens só precisam de oportunidades .

  2. Zena Marques disse:

    Amei todos os comentários sobre o ignóbil presidente do nosso país, “eleito” por fake news
    Assisti todas as escolas

  3. Izilda Moura Pereira disse:

    Eu não sou fak news assim como todos que colocamos Bolsonaro no poder. Ele nos tirou da beira do precipício do comunismo. Vcs são tendenciosos e não conseguem ver que o Brasil já está melhorando. Eu sou pelo um todo do país, vcs olham pro próprio umbigo.

  4. Gislaine disse:

    Respeitem o seu Presindente ,e seu governo,até o fim do seu mandato. Assim, como respeitaram um Presindente bandido por 16 anos. Simples assim. Só assim,poderam votar tirar suas conclusões ou razões, se vcs tiverem . E até próxima eleição rs

  5. Maura Maciel disse:

    É muito emocionante saber que alguns brasileiros aproveitaram um momento de festa e alegria pra fazer uma crítica inteligente e de modo pacífico. O despertar de um povo para as causas da sua dor e sofrimento é o primeiro passo para combater àqueles que tentam roubar sua liberdade e seus direitos. Parabéns às escolas que tiveram a coragem de enfrentar esse (des)governo fascista.

  6. Helcio Ferreira disse:

    Vcs estão de brincadeira.
    Isso e democracia.
    Se estiver ruim muda e vai pra china. Eu escolhi e daqui oito anos se não melhorar eu troco por outro, agora não fico aí pedindo pra dar errado pro uro ajudar dar certo. E sempre assim quem não ajuda a empurrar carro para pegar no tranco sempre reclama mas não ajuda a empurrar e aí da quer carona.

  7. Hahahaha…esquerdopata.. ele é o presidente do Brasil honesto..sem roubalheira corrupção façam o que quiser até o assassino tentou tirar a vida dele para não se eleger e ganhar assim como ganhou a presidência e a mamata a roubalheira acabou…e a nossa bandeira nunca será vermelha.. esse presidiário tem que voltar para o lugar que nunca deveria ter saído..ficar fazendo viagens internacional..um presidiário condenado..só aqui mesmo..mas vai voltar…

  8. Ezequiel Lemos ramos disse:

    parabens a escola estava linda mesmo mereceu ganhar ..

  9. Izolda disse:

    Um país sem liberdade de expressão, jamais há de ser feliz, avante a luta pela nossa liberdade,não queremos ser governado por um ditador.

  10. Izabel disse:

    Um país sem liberdade de expressão, jamais há de ser feliz, avante a luta pela nossa liberdade,não queremos ser governado por um ditador.

  11. glaucia Marques da Cruz disse:

    Nossa escola não fez ataque nenhum ao Presidente, apenas exaltou a educação e o uso da tecnologia para buscar a paz. E a letra do nosso enredo está errada. Não acreditem neste site.

    • Inácio Carvalho disse:

      Sra Gláucia, o enredo da escola exalta o conhecimento, ciência e cientistas como Paulo Freire, o que é, objetivamente, uma afronta ao retrocesso representado por Bolsonaro.

  12. Pablo Escajedo disse:

    “O PODER DO SABER DA ÁGUIA DE OURO” outro ponto de vista de quem viu todos os desfiles de SP de perto. https://link.medium.com/o7XytVsZp4

  13. Isaías de Souza disse:

    Será que os “bolsominiuns imbecis” já mudaram de ideia, de fevereiro pra cá ??? O país tá sendo saqueado e eles falando que “acabou a roubalheira”??? Caraca, como tem idiota nesse nosso Brasil… O tal de Paulo Guedes deu UM TRILHÃO E DUZENTOS MILHÕES para os bancos, o Boçalnato tirou OITENTA E TRES MILHÕES do bolsa família pra colocar na SECON (Secretaria de comunicação do governo), para que eles possam continuar a financiar as “fake news” com as quais ele foi eleito, por exemplo, e essas bestas estão aqui dizendo que “a roubalheira acabou” ??? PQP, que povinho idiota…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *