Evento debaterá relações entre Brasil e China

Além dos crescentes investimentos chineses no Brasil, a China já empresta mais aos governos da América Latina do que Banco Mundial e BID

"O Brasil e a nova rota da seda": evento discutirá relação com os chineses

As relações internacionais entre Brasil e China e suas dimensões políticas, econômicas, jurídicas e sociais serão tema de discussão nesta segunda (9) no evento “O Brasil e a Nova Rota da Seda”.

Os professores Elias Jabbour e Ticiana Alvares, especialistas no assunto, estarão entre os debatedores. Jabbour é mestre e doutor em Geografia e autor do livro “China Hoje: Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado”. Já Ticiana Alvares é economista e membro do Instituto Sul Global.

Haverá ainda presença de um representante do corpo diplomático chinês no Brasil e do professor José Francisco Siqueira Neto, doutor em Direito e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além dos crescentes investimentos chineses no Brasil, a China, que é o maior parceiro comercial do país, já empresta mais aos governos da América Latina do que o Banco Mundial e o Banco Interamericano somados, desde 2014. A proposta de construir a maior rede de infraestrutura para o transporte de mercadorias e pessoas do planeta surge como uma promessa de largos investimentos nas regiões envolvidas.

Cabe, portanto, refletir sobre a posição do Brasil neste contexto, buscando, de um lado, compreender a iniciativa chinesa e sua presença crescente na economia nacional e, de outro, pensar formas estratégicas de engajamento.

O evento acontece às 17h, no Auditório João Calvino da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Higienópolis- SP).

Autor