Ceará deve ser primeiro estado a atingir pico da Covid-19

Segundo levantamento da Fiocruz e UFBA, estado ultrapassará 3 mil casos ainda esta semana. Pico acontecerá em 25 de abril.

O Ceará deve ser o primeiro estado brasileiro a atingir o pico de casos da doença Covid-19, em 25 de abril. A previsão está em estudo da Rede CoVida, parceria da Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal da Bahia (UFBA) para monitoramento da pandemia no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, o estado tem atualmente 976 pessoas com diagnóstico confirmado e 26 mortes.

O estudo projeta que já nesta quarta-feira (8) os casos chegarão a 3.053, ultrapassando o Rio de Janeiro (2.887) e chegando à segunda posição em número de infectados, atrás apenas de São Paulo, que deve ter 11.684 casos confirmados na mesma data. Também nesse dia, o Brasil deve ter 21 mil casos confirmados e 500 mortos pela doença.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores consideraram como uma pessoa infectada pode propagar a doença nas regiões analisadas. No Ceará, identificaram o fator de reprodução, R0, de 2,56.

Valores de R0 a partir de 1 classificam o local com “epidemia em expansão”. Com índice semelhante ao do Ceará, com R0 superior à 2, estão estados como Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Itália, país onde a propagação do vírus aconteceu de forma rápida, a taxa R0 é de 3.

Com informações do G1 Ceará