Prefeitura de Juazeiro do Norte responde Carta da Cultura

Prefeitura de Juazeiro do Norte responde carta dos Trabalhadores da Cultura, Prefeituras de Crato e Barbalha não se manifestaram.

O secretário Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte, no Ceará, Renato Fernandes, se manifestou em relação a carta das trabalhadoras e trabalhadores de Cultura da região do Cariri. O secretário afirma que está atuando na criação de um projeto que tem como referência o edital de credenciamento do município, implementado em 2019. Ele destaca que, tomando como ponto de partida esta iniciativa, será lançado novo edital abrangente e democrático. O objetivo é atender aos artistas e ao público, fomentando a produção de conteúdos culturais para a veiculação nas plataformas digitais durante o período de isolamento social decorrente da Covid-19. O gestor da cultura municipal frisa que será baseado no edital do Governo do Estado e destaca que deverá ser publicado a partir da próxima semana.

Já as prefeituras das cidades de Crato e Barbalha não se manifestaram até e sta quinta-feira (9). A administração municipal do Crato recebeu duas cartas. A primeira foi elaborada pelo movimento Gabinete da Crise da Cultura do Ceará e encaminhando para governos do estados, prefeituras e órgãos privados. Já a segunda carta foi enviada pelas trabalhadoras e trabalhadores da Cultura do Cariri. O documento foi encaminhado virtualmente para secretarias de cultura, gabinetes dos prefeitos e ouvidorias das três cidades que compõem o Crajubar, na região sul do Ceará.

O movimento se reunirá virtualmente neste final de semana para traçar estratégias de atuação para os próximos dias. O movimento reúne representantes de grupos de teatro, coletivos, bandas, representantes de conselhos de políticas culturais, produtores culturais e artistas de várias linguagens artísticas.