Crime organizado impõe quarentena e máscaras em favelas do Rio

Desde quarta-feira (6), moradores de algumas comunidades têm sido alertados para não saírem de casa depois das 20h. “Quem for pego descumprindo as ordens irá aprender a respeitar o próximo”, diz mensagem.

Toque de recolher em comunidades do Rio espalhados em grupos nas redes sociais — Foto: Reprodução

Em diferentes favelas do Rio, desde a tarde desta quarta-feira (6), moradores passaram a receber mensagens de texto e áudio, através de telefone celular, ou carros de som, com alertas para não circularem pelas ruas de comunidades depois das 20h. Em todas as mensagens, há ameaças para quem não cumprir as ordens.

Moradores confirmam que há um toque de recolher em comunidades das Zonas Norte, Oeste e na região central da cidade numa tentativa de conter o avanço do coronavírus.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando se em Acari, na Zona Norte do Rio, traficantes teriam determinado um toque de recolher a moradores do bairro durante a pandemia do novo coronavírus. Há também investigações em outros pontos da cidade.

De acordo com um painel criado pelo site Voz das Comunidades para acompanhar a doença nas favelas da cidade do Rio, há 299 casos confirmados e 81 óbitos. Até o momento, 192 pessoas se recuperaram em levantamento feito até a tarde desta quinta-feira (7).

De acordo com os comunicados, os moradores estão proibidos de ficar nas ruas a partir das 20h. Estão proibidas as “resenhas, pagodes, festas”, além das reuniões em praças e quadras.

Os encontros em bares e comércios estão proibidos. Os moradores dessas localidades devem apenas comprar os produtos e retornar às suas casas. Sempre de máscaras. Todas as mensagens são acompanhadas de ameaças a quem não cumprir as ordens.

G1 obteve um vídeo feito na comunidade da Vila Aliança, na Zona Oeste da cidade. Nas imagens é possível ver um carro de som atravessando a comunidade e dando a mensagem aos moradores.

Em nota, a Polícia Civil informou que “de acordo com a 34ª DP (Bangu) há investigação em andamento para apurar o fato. Equipes da unidade estiveram no local na manhã de hoje e apreenderam armas e granadas. Outras diligências estão em andamento”.

Junto ao veículo, em que parece ser uma escolta, há dois homens numa moto. Um deles, na garupa, está armado de fuzil.

A região da Zona Oeste é a que registra a maior taxa de letalidade de coronavírus na cidade do Rio. Os bairros de Santa Cruz, Bangu e Realengo estão à frente nas estatísticas.

Publicado no G1

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *