Consulta a restituição do primeiro lote do IR começa amanhã

É a primeira vez que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

Foto: Reprodução

A Receita Federal abrirá nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo a 2019.

Os contribuintes poderão consultar a liberação da restituição pelo site da Receita Federal ou pelo telefone 146. A Receita também tem um aplicativo para tablets e smartphones.

Como em anos anteriores, o primeiro lote do IR contemplará os contribuintes com prioridade legal: idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

O primeiro lote somará R$ 2 bilhões e será pago a 901.077 contribuintes, segundo cálculo da Receita. Neste ano, o pagamento da restituição será feito sempre no último dia útil do mês (nos anos anteriores era feito no dia 15).

Neste ano, o primeiro lote do IR será pago antes mesmo do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda, estendido para 30 de junho em razão da pandemia do novo coronavírus.Esta é a primeira vez que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também haverá a redução do número de lotes, de 7 para 5. A conclusão das restituições deve acontecer em setembro.

Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *