Márcio Jerry justifica pedido de impeachment contra Bolsonaro, “o mensageiro da morte”

O PCdoB decidiu assinar pedido de impeachment do presidente da República, em conjunto com outros partidos políticos do campo progressista

Em conjunto com outros partidos políticos do campo progressista, o PCdoB decidiu na noite desta quarta-feira (20) assinar pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão, publicada em nota, é assinada pela presidenta nacional da legenda, Luciana Santos e pela líder do partido na Câmara, Perpétua Almeida.

Segundo o deputado federal Márcio Jerry, a sequência de crimes de responsabilidade e o comportamento à frente da pandemia do coronavírus tornaram a situação do presidente da República insustentável.

“O pedido de impeachment de Bolsonaro passou a ser uma exigência democrática inadiável, dados os sucessivos crimes de responsabilidade por ele cometido e o escárnio com que trata tais crimes. A luta está só começando! Seguiremos firmes em defesa da vida e contra o mensageiro da morte”, disse Jerry, que é presidente estadual do PCdoB no Maranhão.

Esse é o primeiro pedido de impedimento assinado por uma união de partidos, já que outros foram entregues por iniciativas individuais de parlamentares. Além do PCdoB, PT, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP, mais de 400 entidades e movimentos sociais, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil assinaram o documento.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo PCdoB:

PCdoB assina pedido de impeachment de Bolsonaro

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por decisão de sua Comissão Política Nacional e em sintonia com o sentimento e a convicção de grande parte da nação brasileira de que o presidente Jair Bolsonaro não tem mais condições de comandar o país, decidiu assinar, em conjunto com outras legendas do campo progressista, pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A decisão está alicerçada no parecer de respeitados juristas e advogados(as) de que Bolsonaro cometeu graves crimes contra a Constituição Federal, contra interesses do país e do povo.

O presidente da República, quando se agrava a pandemia do coronavírus, radicaliza sua conduta irresponsável, que ameaça a um só tempo a vida dos brasileiros (as), a economia nacional e a própria democracia.

O PCdoB seguirá empreendendo todo empenho para que se constitua e se fortaleça uma ampla frente de salvação nacional, cuja tarefa imperativa do momento, além de salvar vidas, é lutar para que o Congresso Nacional instaure, imediatamente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue os graves crimes de Bolsonaro.

Fora Bolsonaro! CPI Já!

Brasília, 20 de maio de 2020