Coronavírus: crianças podem ser mais contagiosas do que adultos

Com o retorno das aulas presenciais, é “significativo” o risco de a pandemia persistir e mais pessoas, incluindo familiares, serem expostas ao coronavírus

Uma pesquisa conduzida pela Escola Médica da Universidade Harvard (EUA) mostra que crianças podem ser muito mais contagiosas do que adultos, inclusive aqueles em quadro severo da doença. Segundo os pesquisadores, o potencial de disseminação do novo coronavírus pelas crianças foi largamente subestimado nos últimos cinco meses da pandemia.

O artigo, submetido ao periódico científico Journal of Pediatrics nesta quinta-feira 20, foi escrito por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, que integra a Escola Médica de Harvard. O estudo envolveu 192 pessoas com idades de 0 a 22 anos que estavam em unidades de atendimento de urgência por suspeita de Covid-19. Quarenta e nove delas – um quarto do total – testaram positivo para o vírus.

Os cientistas encontraram elevados níveis de carga viral nas vias respiratórias de crianças nas fases iniciais da doença – níveis consideravelmente mais altos do que os de adultos internados em unidades de terapia intensiva. Essa descoberta escancara o risco de as crianças retornarem às atividades escolares.

Os pesquisadores questionam se a reabertura de escolas, mesmo com protocolos sanitários rigorosos, vale o risco para alunos, famílias e educadores. Sem um protocolo rígido – dizem eles –, o risco de a pandemia persistir e mais pessoas, incluindo familiares, serem expostas ao coronavírus com o retorno das aulas presenciais é “significativo”, ainda mais em regiões mais pobres e vulneráveis.

Com informações da CartaCapital