4ª Plenária Virtual Nacional do Movimento 65 da Saúde

Eleições Municipais e Saúde, nossa mensagem, nossas tarefas!

A Comissão Nacional de Saúde do PCdoB realizará neste próximo sábado (19/09) a 4ª Plenária Virtual Nacional do Movimento 65 da Saúde, com o tema “Lutar pelo SUS é lutar por cidades democráticas e mais humanas, é lutar pelo Brasil”, onde será debatido as “Eleições Municipais e Saúde, nossa mensagem, nossas tarefas”.

Recentemente a Comissão Nacional de Saúde passou por uma reformulação em sua composição refletindo o acumulo dos comunistas nesta frente de luta, incorporando profissionais da saúde, parlamentares, gestores, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e representantes dos movimentos sociais.

Fruto dessa nova fase da Comissão é a elaboração do documento “As eleições municipais e a plataforma de saúde do PCdoB – Nossa missão: enfrentar a pandemia, defender a vida do povo e fortalecer o SUS”, que está servindo de subsídio para a elaboração das plataformas eleitorais dos candidatos comunistas ao pleito eleitoral de 2020.

O documento na íntegra está disponibilizado no sítio Eleições PCdoB que poderá ser acessado pelo link: https://eleicoes.pcdob.org.br/2020/09/14/comissao-do-pcdob-lanca-conjunto-de-propostas-de-saude-para-a-eleicao/

Confira o vídeo PCdoB: garantir o direito à saúde ao povo brasileiro!, no link https://www.youtube.com/watch?v=R8K53RpOAH8&feature=youtu.be

Outra ação coordenada pela Comissão Nacional de Saúde do PCdoB é a constituição de uma grande Força Tarefa em Defesa da Saúde e Democracia – Lutar pelo SUS é Lutar Pelo Brasil, tendo como objetivo o fortalecimento da luta pela saúde e a democracia, através de uma agenda permanente de ações e atividades de mobilização, comunicação e formação que fortaleçam e aprofundem a atuação ampla e combativa da militância comunista, no fortalecimento do SUS, na defesa da vida, da saúde e no enfrentamento da Pandemia da COVID-19.

Já está sendo elaborado um curso aberto relacionado à saúde para os quadros, militantes e amigos do PCdoB, apontando a imprescindibilidade do SUS para a superação da Pandemia pelo COVID-19 no Brasil, abordando um breve histórico sobre a luta pela saúde no Brasil, a conquista do SUS – a implementação de uma política, o panorama do SUS no Brasil hoje, o panorama epidemiológico, a Pandemia por COVID-19 no Mundo e no Brasil, a Pandemia e o SUS no Brasil, além de propostas, ações e orientações do PCdoB para o enfrentamento da Pandemia.

Neste novo momento organizacional da Frente da Saúde, a Direção Estadual do PCdoB em Minas Gerais vem coordenando ações com o intuito de retomada da Comissão Estadual de Saúde do Partido, indicando o dirigente estadual Augusto Viana (Gugu) para a sua coordenação, refletindo na composição da atual Direção Estadual, na participação dos comunistas mineiros no 6º Encontro Nacional da Saúde do PCdoB, realizado em São Paulo, no final do ano passado, e na articulação de pré-candidaturas a prefeito e vereadores ligados à saúde.

“O PCdoB tem história na luta em defesa da saúde pública, na reforma sanitária e na criação do SUS. Nossa luta atual é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Lutamos, também, pelo seu financiamento adequado e contra as ações de sucateamento” afirma Augusto Viana.

Para Augusto, 2020 é um ano importante, pois todos os municípios do país irão às urnas escolherem seus prefeitos(as) e vereadores(as). “Devemos apresentar candidatos e candidatas que possam representar a história de luta dos comunistas na saúde. Devemos elaborar plataformas eleitorais que fortaleçam o nosso sistema de saúde e consolide o vínculo com os usuários. Essa é a nossa tarefa para esse ano de 2020” conclui o dirigente estadual do PCdoB de Minas Gerais, que atua como Secretário Adjunto Municipal de Gestão da Saúde no município de Betim.

É importante a participação de todos os comunistas que atuam na frente de saúde, seja como profissional da saúde, estudante de cursos ligados à saúde, membros dos movimentos sociais, usuários atuantes nos conselhos municipais de saúde, gestores e prestadores de serviços, que participem da 4ª Plenária Virtual Nacional do Movimento 65 da Saúde, pois em seguida, estaremos constituindo o Coletivo de Saúde de Minas Gerais.

Preencha aqui o formulário, registre a sua atuação e participe deste momento histórico do nosso Partido.

Formulário para participação da 4ª Plenária Virtual Nacional do Movimento 65 da Saúde.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXDJKHlxx_Q1kuZKcseDFY_b06UzWTx8tATzw2n2SVa5TtAg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

Maiores informações:

Augusto Viana (Gugu)
Telefone: (31) 996721303
e-mail: [email protected]
Direção Estadual do PCdoB Minas Gerais
Coordenador da Comissão de Saúde de Minas Gerais do PCdoB
Membro da Comissão Nacional de Saúde do PCdoB