Marília Campos larga com grande vantagem na disputa por Contagem

Candidata da aliança PT/PCdoB/MDB/PSB, dispara com 40% da preferência dos eleitores na cidade da Grande BH

Aloísio Morais

O campo da esquerda poderá dar uma surra na direita na disputa pela prefeitura de Contagem, polo industrial da Grande Belo Horizonte, com população de quase 400 mil pessoas. Este é o retrato mostrado hoje por pesquisa do instituto DataTempo/Quaest realizada entre os dias 1º e 3, ouvindo 850 pessoas. Ex-prefeita do município por dois mandatos (2005/2012), a deputada estadual Marília Campos, do PT, em aliança com o PCdoB, MDB e PSB, arrancou na disputa eleitoral com grande vantagem diante dos outros 15 candidatos.

A candidata, que tem como vice o fisioterapeuta e ex-deputado estadual Ricardo Faria, do MDB, conta hoje com mais do dobro de intenções de voto de seus concorrentes somados. Por sua vez, todos eles estão tecnicamente empatados, considerando-se a margem de erro da pesquisa, que é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Marília Campos começa a disputa com 40% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando a lista de candidatos é mostrada ao eleitor. Em segundo lugar, numericamente, aparece Doutor Wellington (Republicanos), com 4%. Já em terceiro, aparece o Coronel Fiúza (PTC), com 3%, enquanto quatro candidatos somam 2% cada: Wellington Silveira (PL), Alfredo (Patriota), Ivayr Soalheiro (PDT), e Professor Irineu (PSL). Quatro candidatos têm apenas 1%: Kaka Menezes (Rede), Lindomar Gomes, PMN), Maria Lúcia Guedes (PV) e Felipe Saliba (DEM). Pelo menos 21% dos eleitores disseram que não votariam em ninguém ou votariam em branco ou nulo.

Marília Campos e seu candidato a vice, Ricardo Faria, em campanha por Contagem

A pesquisa também buscou saber em quem os eleitores votariam por meio do levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentado aos entrevistados. Nesse levantamento, Marília soma 19%.

“É um resultado que nos estimula e mostra que estamos no caminho certo. Mas, ainda existe uma margem de indecisos elevada e o trabalho de convencimento não pode parar. Faço um chamado aos nossos apoiadores para continuarem procurando as pessoas, apresentando nossas propostas e pedindo o voto. Não existe eleição fácil nem eleição ganha”, afirmou Marília Campos em sua página no Facebook.

Nada menos que 61% dos eleitores de Contagem consideram a administração de Alex de Freitas (PSDB) ruim ou péssima. Entre os pesquisados, 76% dizem que desaprovam a sua gestão e 19% aprovam.

Marília Campos pode voltar à prefeitura para seu terceiro mandato