O Programa chinês “Almoço Grátis para crianças”, dez anos depois

Uma das medidas que o governo chinês impôs como forma de garantir a qualidade da refeição oferecida às crianças é exigir que os dirigentes das escolas façam as refeições junto com os alunos para fiscalizar e garantir a qualidade dos alimentos. Os pais também são incentivados a almoçar nas escolas.

A China lançou a Iniciativa Almoço Grátis para Crianças (AGC) no início de 2011 porque os alunos em vilarejos remotos atingidos pela pobreza estavam expostos à fome, já que suas famílias eram pobres demais para pagar o almoço ou os alunos estavam muito longe de suas escolas para poder voltar à casa a tempo de almoçar. Passados quase dez anos, dados oficiais mostram que mais de 40 milhões de alunos se beneficiaram com o programa.

“A iniciativa salvaguardou os resultados financeiros e da igualdade social”, disse Ren Chunrong, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências da Educação. “O programa salvou crianças da fome e da desnutrição e permitiu que os pais gastassem mais tempo para melhorar a renda familiar”.

Os pais da maioria dos beneficiários são agricultores ou trabalhadores migrantes que muitas vezes não têm tempo para fazer o almoço para seus filhos devido à sua agenda de trabalho pesada, explicou Ren.

Atualmente, o governo central fornece a cada aluno um subsídio diário para almoço de quatro yuans. Funcionários do Ministério da Educação determinaram que, como os preços nas áreas rurais são relativamente baixos, essa soma, baseada na despesa anual per capita de consumo alimentar dos residentes rurais, pode satisfazer plenamente as necessidades básicas de alimentação de cada aluno.

“Com o subsídio atual, a escola fornece a cada aluno três pratos e uma sopa na hora do almoço. A refeição contém carne todos os dias e não se repete durante uma semana”, disse Wang Long, diretor de uma escola primária em Bijie City, sudoeste da China, Província de Guizhou.

Alunos na cidade de Xiangyang, província de Anhui

Para garantir a nutrição dos alunos, Wang disse que os fornecedores de merenda escolar foram solicitados a preparar cardápios com base em conselhos de nutricionistas para enviar aos departamentos de educação locais para revisão. De vez em quando, as escolas atualizam os cardápios com base nas sugestões dos alunos.

Em maio, o ministério da educação publicou um relatório sobre as realizações do projeto. O jornal, afirma que, em 2019, a estatura média de estudantes do sexo masculino e feminino na zona rural aumentou 1,54 e 1,69 centímetros, respectivamente. E seu peso médio aumentou 1,06 e 1,18 quilos, respectivamente, acima do crescimento médio nacional.

Até o final de 2019 o governo central alocou um total de 147,2 bilhões de yuans (cerca de 21,6 bilhões de dólares) no projeto. Sob o sistema de financiamento, o subsídio é distribuído para as secretarias de educação locais no início de cada semestre com base no número de alunos. Assim que o dinheiro está disponível, é feita uma licitação para fornecedores de alimentos.

As escolas são obrigadas a fornecer atualizações sobre o uso dos fundos, o menu para alunos, o número de alunos e seus nomes a cada semestre.

Uma cantina escolar na cidade de Liuan, província de Anhui

“O dinheiro é destinado a melhorar a nutrição dos alunos, por isso deve ser gasto com cuidado”, disse Wu Daquan, diretor da Escola Primária Tangtou na província de Guizhou, no sudoeste da China, acrescentando que o departamento de educação local fundou um grupo líder para investigar os preços de mercado de materiais alimentícios, de modo a supervisionar a aquisição e manter o preço da merenda escolar em uma faixa razoável.

Adicionalmente, para garantir a qualidade da alimentação fornecida aos alunos, o ministério da educação, a administração do regulamento do mercado e a comissão de saúde exigem que os dirigentes das escolas de educação infantil, fundamental e médio façam as refeições junto com os alunos para fiscalizar e garantir a qualidade dos alimentos. E os três departamentos também encorajaram as escolas a convidar os pais para comer com seus filhos, de modo a obter a opinião dos pais.

“Em nosso condado, temos um plano detalhado de segurança alimentar. Cada escola criou postos especiais para supervisionar a aquisição de matérias-primas alimentares, desinfecção de talheres, armazenamento de alimentos e distribuição de refeições”, disse Liu Jianmei, vice-diretor do Departamento de Educação no condado de Yulong, sudoeste da China.

Fonte: CGTN