Coréia Popular – 75 anos de liderança PTC

O PTC concentra toda a força na construção econômica e na melhoria de vida da população.

O Partido do Trabalho da Coréia (PTC), por cerca de 75 anos após sua fundação (10 de outubro de 1945), superando contratempos e vicissitudes, sempre levou o povo à vitória.

Fundado menos de dois meses após a libertação da Coréia (15 de agosto de 1945) da ocupação militar do Japão (1905-1945), no ano seguinte levou a reforma agrária, a nacionalização de importantes indústrias e outras reformas democráticas. O PTC também teve a iniciativa de desenvolver o movimento de mobilização ideológica geral para a construção do país, o movimento de emulação para o aumento da produção e outros, para despertar as massas e convocá-las para a construção de uma nova sociedade.

Como resultado, a Coreia, que antes da libertação era uma sociedade colonial atrasada e semifeudal, mudou radicalmente em um curto espaço de tempo e, em 9 de setembro de 1948, foi fundada a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), o primeiro estado democrático e popular no Oriente.

Quando as forças imperialistas aliadas desencadearam a Guerra da Coreia (1950-1953) para estrangulá-la em seu berço, o PTC liderou o exército e o povo para salvaguardar a liberdade e a independência do país.

No pós-guerra, o PTC concluiu sua recuperação em apenas três anos. De imediato, na cidade e no campo, concluiu-se a transformação socialista das relações de produção e instaurou-se o regime socialista em 1958. À reconstrução segue-se o grande boom produtivo promovido por todo o povo denominado Movimento Chollima e a tarefa secular de industrialização foi cumprida em pouco tempo, em 14 anos (1957-1970).

Partindo desse sucesso, o PTC, para a vitória total do socialismo, na década de 1970 realizou, na nova etapa superior, as revoluções ideológicas, técnicas e culturais. Desta forma, a Coreia, nas esferas política, econômica, cultural e outras, abriu um período de esplendor.

Sob a direção do PTC na Coreia, foram implementadas em alto nível a assistência médica e a educação obrigatória, todas universais e gratuitas, e outras políticas de Estado voltadas para o cuidado da vida das pessoas.

No final do século 20, quando o socialismo entrou em colapso em vários países e as forças aliadas imperialistas concentraram sua ofensiva na Coréia socialista para estrangulá-la, o PTC fez um primeiro esforço para fortalecer as forças armadas, convocando o exército e o povo para defender o socialismo  – tarefa cumprida. Além disso, apresentou um grande projeto de construção do poder socialista e preparou até o trampolim para alcançá-lo.

Com o lançamento bem-sucedido em agosto de 1998 do seu primeiro satélite artificial e de outros satélites posteriores, o poder estatal do país asiático atingiu um plano extraordinariamente alto.

Agora o PTC concentra toda a força na construção econômica e na melhoria de vida da população.

Sob a liderança do PTC, inúmeras fábricas e empresas foram renovadas ou construídas e os setores metalúrgico, químico e outros da economia nacional estão registram um crescimento notável. Em Pyongyang e em outras partes do país, estabelecimentos culturais e de saúde modernos e casas magníficas estão sendo construídos sucessivamente.

Fonte: Embaixada da RPDC