Candidato em Manaus, Amazonino quer extrair minério em terras indígenas

O ex-governador, dono de mineradora, pediu licença do governo Bolsonaro para explorar minério de estanho em áreas dos povos Waimiri Atroari, no Amazonas, e Yanomami, em Roraima

No conflito em Roraima dois jovens foram mortos com tiros de arma de fogo dentro do território, que está invadido por mais de 20 mil garimpeiros | Foto: Chico Batata/Greenpeace

O InfoAmazonia, uma rede de organizações e jornalistas de nove países amazônicos, incluiu o nome de Amazonino Mendes (Podemos) na lista dos 13 candidatos que buscaram votos nas eleições de domingo (15) e que têm requerimento de exploração mineral em terras indígenas. Candidato a prefeito de Manaus, Mendes disputará o segundo turno contra David Almeida (Avante).

Por meio do projeto Amazônia Minada, o InfoAmazonia analisa desde 2019 mais de 3 mil requerimentos minerários protocolados na ANM (Agência Nacional de Mineração) que estão sobrepostos a terras indígenas. Dos 13 candidatos, 10 estão na Amazônia. Trata-se do maior número de políticos desde a eleição de 2014.

Segundo o levantamento, os candidatos do PSL, MDB e DEM lideram a lista e quase todos estão nas regiões Norte e Centro-Oeste. O bolsonarista Arthur da Silva Correa, candidato derrotado a vereador no Rio de Janeiro, é o único fora dessas regiões.

A organização diz que um dos nomes mais conhecidos é o de Amazonino Mendes. “Ex-governador do Amazonas, Mendes é sócio majoritário da mineradora SMD Recursos Naturais Ltda, empresa responsável por seis pedidos de pesquisa de minério de estanho em áreas dos povos Waimiri Atroari, no Amazonas, e Yanomami, em Roraima”, diz nota da entidade.

Em 2019, o Amazônia Minada mostrou que a empresa de Mendes queria extrair minério de ferro no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá. A organização lembrou ainda que a SMD Recursos Naturais tem como sócio Samuel Assayag Hanan, ex-vice-governador do Amazonas e ex-secretário estadual da Fazenda.

“Em 2018, o então governador Amazonino Mendes indicou o sócio Hanan para o Conselho de Administração da Companhia de Gás do Estado, a Cigás. No último agosto, o Tribunal de Contas do Estado aprovou a sua convocação para explicar indícios de irregularidades na Cigás.”

Além de Hanan, o projeto citou João Orestes Schneider Santos como um dos que ocuparam cargos no governo Amazonino e que possui interesse na exploração de minério em terras indígenas. Ex-secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Schneider Santos é sócio ou administrador de três empresas que, juntas, têm 17 requerimentos na ANM para explorar minérios em Terras Indígenas. Os pedidos são para extração de bauxita em áreas dos povos Munduruku, Mura e Arapiun – no Amazonas e no Pará.

O InfoAmzonia lembrou que, quando foi nomeado secretário, Schneider recebeu o seguinte “elogio” do então governador:  “É inadmissível como um estado como o Amazonas, com uma riqueza mineral gigantesca, não tenha uma política mineral. Para tanto, nós estamos nos socorrendo de um dos maiores expoentes do setor, de toda a nação brasileira, o doutor Schneider.”

Alerta aos eleitores

Para o ambientalista Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, os requerimentos feitos por políticos já deveriam servir de alerta para os eleitores nestas eleições.

“Eles estão propondo realizar uma atividade ilegal, e isso é preocupante. Acho que as pessoas, na hora votar, deveriam considerar isso: um candidato que propõe realizar uma atividade econômica ilegal numa área. Ou eles estão, realmente, esperando que essas sinalizações do governo de abrir, de passar por cima da Constituição, se configurem”, diz o ambientalista.

Lista dos 13 candidatos mineradores nas eleições de 2020:

Amazonio Mendes (Podemos) candidato a prefeito de Manaus
Evandro Cruz (MDB) candidato a vereador em Humaitá
Nemias Moraes (DEM) candidato a vice-prefeito em Guaraíta (GO)
José Sampaio Leite (DEM) candidato a prefeito de Espigão do Oeste (RO)
Gilson Ferreira da Silva (MDB) candidato a vereador em Marabá (PA)
Wilson Carlos Araújo (PCdoB) candidato a vereador em Bom Jesus do Tocantins (PA)
Esacheu Nascimento (PP) candidato a prefeito em Campo Grande (MS)
Janes Gomes (PPS) candidato a vereador em São Félix do Xingu (PA)
Sirney Nascimento Paulo (PSD) candidato a vereador em Peixoto de Azevedo (MT)
Zeneide Sousa candidata a vereadora em Pacaraima (RR)
Manoel Ferreira Filho (PSL) candidato a vereador em Itaituba (PA)
Arthur da Silva Correa (PSL) candidato a vereador no Rio de Janeiro (RJ)
Marcio Rodrigo Martins (PTB) candidato a vereador Campo Novo de Rondônia (RO)

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *