PDT anuncia apoio à candidatura de Manuela d’Ávila
“Nós, do PDT, decidimos apoiar a companheira Manuela d’Ávila, do PCdoB, no segundo turno de Porto Alegre”, anunciou Carlos Lupi
Publicado 18/11/2020 10:10 | Editado 18/11/2020 10:44

Por meio do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, o PDT anunciou oficialmente o apoio à candidatura de Manuela d’Ávila à Prefeitura no segundo turno em Porto Alegre. A decisão foi endossada por Juliana Brizola, candidata do partido no primeiro turno.
O vice-presidente nacional da sigla, Ciro Gomes, foi um dos primeiros a manifestar a intenção de declarar apoio a Manuela.
“Nós, do PDT, decidimos apoiar a companheira Manuela d’Ávila, do PCdoB, no segundo turno de Porto Alegre”, anunciou Carlos Lupi. “Obrigada, presidente! Vamos vencer!”, respondeu Manuela, ambos pelo Twitter.
Antes da decisão, Lupi já havia descartado o apoio a Sebastião Melo (MDB) por seu alinhamento com o bolsonarismo. Com Melo não iremos! Isso é uma decisão praticamente unânime do partido, pela opção que ele (Melo) fez de chamar os Bolsonaro. Do lado dos Bolsonaro nós não entramos”, disse.
Juliana Brizola diz que o partido apresentará A Manuela uma carta compromisso com posições da sigla. “Queremos compromisso com as causas da cidade”, disse.
Pouco antes da reunião acontecer, Manuela disse, em suas redes: “Juliana, querida companheira e amiga. A gente se conhece da luta e na luta por uma Porto Alegre solidária e justa vamos nos encontrar. Boa reunião!”.
Em sua conta no Twitter o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), que disputou a eleição na capital paulista, parabenizou o PDT e seus dirigentes Ciro Gomes, Carlos Lupi e André Figueiredo pelo que chamou de “postura correta e fundamental”. E acrescentou: “Vamos juntos construir as bases da frente democrática que livrará o Brasil do bolsonarismo em 2022”.
O apoio do PDT deverá ser formalizado nesta quarta-feira (18) em encontro entre Juliana e Manuela. A candidatura PCdoB/PT também recebeu a adesão do Psol e da Rede Sustentabilidade no começo da semana. O PV declarou que definiria sua posição nesta quarta-feira, 18.
Com informações do Portal do PCdoB e das redes sociais
Porto Alegre teve um número
bastante elevado de abstenções.
Não me surprenderia se Manuela
tivesse maior intenção de votos do que seu oponente do MDB entre esses não votantes , que deixaram de comparecer às urnas ou porque estavam confiantes
nas pesquisas que
apontavam Manuela na
liderança com folga, ou porque sentiam-se inseguros, com medo de contrair Covid-19, optaram
em permanecer em casa,
observandoo isolamento social. Encontrar formas de convencer esses
eleitores a votar em Manuela
deveria ser um dos métodos
da sua campanha, a começar
por identificar aqueles que
conhecemos, que sabemos
que não foram votar com
receio de contrair Covid-19.
Na minha família ampliada,
muitos não foram
às urnas, deixando de
votar na candidata que
diziam preferir.