Ibope: Manuela tem 42% em Porto Alegre; Melo lidera com 49%

Com a margem de erro, distância entre os dois candidatos pode ser de um ponto percentual

A disputa pela Prefeitura de Porto Alegre (RS) está embolada. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (24), a cinco dias do segundo turno, Sebastião Melo (MDB) tem 49% e Manuela D’Ávila (PCdoB) , 42%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, a distância entre os dois candidatos pode ser até de um ponto (46% a 45%).

De acordo com o Ibope, 5% indicam que vão votar em branco ou nulo. Outros 4% estão indecisos. Quando são considerados apenas os votos válidos – excluindo-se os brancos, nulos e indecisos –, Melo tem 54%, contra 46% de Manuela. O Ibope ouviu 805 eleitores porto-alegrenses entre os dias 22 e 24 de novembro. A pesquisa foi divulgada pela RBS TV (a filial da TV Globo na capital gaúcha).

O Ibope também perguntou aos eleitores sobre os impactos da pandemia do coronavírus na decisão de ir ou não ir votar no segundo turno, que será no próximo domingo (29). Conforme a pesquisa, 91% dizem que “com certeza comparecerão para votar”, 7% “ainda estão em dúvida” e 2% afirmam que “não comparecerão para votar de jeito nenhum”.

Autor

Um comentario para "Ibope: Manuela tem 42% em Porto Alegre; Melo lidera com 49%"

  1. Darcy Brasil disse:

    Há duas perguntas que o questionário dos institutos de pesquisa não fazem e que, a meu ver, serão decisivas nessas eleições, visto ser a diferença pequena entre os candidatos (aliás, creio que já o foram no 1° turno). As indagações são: “você deixou de votar no 1° turno com medo de contrair Covid-19?” e “você está pensando em deixar de votar no 2° turno com receio de se contaminar pelo coronavírus?”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *