Reitor da USP destaca importância e ataques à ciência durante pandemia

Em encontro multidisciplinar sobre vacinas contra a Covid-19, cientistas dão um panorama da situação, esclarecem dúvidas e discutem principais desafios

Nesta segunda (14), alguns dos maiores especialistas da USP se reuniram para discutir os vários aspectos envolvendo a imunização da população brasileira contra o coronavírus, durante o evento Vacinas e Covid- 19: Uma visão multidisciplinar. O encontro tratou sobre a vacina que poderá inaugurar um capítulo menos trágico dela – são mais de 180 mil mortos pela doença até agora no País.

Vahan Agopyan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, pelo Instituto de Estudos Avançados e pela Superintendência de Comunicação Social. Na abertura, o reitor Vahan Agopyan classificou como obrigação da Universidade esclarecer a sociedade, principalmente quando há pontos de vista contraditórios sobre um assunto que demanda uma informação mais precisa e confiável. Para ele, 2020 é um ano complicado, e que vai ser marcante também no aspecto de a sociedade ter percebido a importância de contar com instituições de ensino e pesquisa sérias, ao mesmo tempo em que, mais do que nunca, essas instituições recebem ataques. “Justamente hoje tivemos um entendimento da Justiça paulista não reconhecendo nossa autonomia em um aspecto importante, e também um risco muito grande de que a nossa principal fundação de apoio, a Fapesp, venha a perder uma parcela significativa do seu orçamento.”

Agopyan lembrou ainda que tudo que acontece em termos de ações contra a pandemia agora na Universidade “não é por empolgação dos nossos pesquisadores, mas sim porque eles estão trabalhando no tema e em assuntos correlatos há décadas”. Segundo o reitor, trata-se de um pessoal experiente, em grupos de pesquisa bem consolidados, e que precisa de instituições sólidas como a USP e a Fapesp, com projetos de longo prazo. “Mas vamos sair dessa reunião convictos que, mais uma vez, a ciência vai ajudar a nossa sociedade”, disse.

No encerramento do evento, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, chamou atenção para o papel que a USP vem desempenhando ao longo da pandemia. “Ficou claro que a Universidade tem capacidade técnica para dar respostas em relação às políticas públicas”, disse. “A população pode ter acesso a informações altamente qualificadas que acabaram com vários mitos, e a qualidade do que está sendo feito pela ciência foi muito bem estabelecida”, analisou o pró-reitor.

O professor também destacou a importância do investimento constante na ciência: as vacinas contra a covid-19 só puderam ser desenvolvidas em questão de meses porque as tecnologias usadas nelas já estão sendo pesquisadas e aperfeiçoadas há décadas. “É assim que se faz pesquisa: através de anos de investimentos, para que você tenha uma resposta rápida quando precisar.”

Assista a íntegra do evento abaixo:

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *