Câmara: 11 partidos apoiam Baleia Rossi; nove estão com Arthur Lira

Grupo pró-Baleia reúne 273 deputados, contra 195 parlamentares ligados a Lira

A adesão do PT e de outros partidos de oposição fortaleceu a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara Federal. Conforme levantamento do jornal O Globo, o parlamentar – que é apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) –passou a contar com o endosso formal de 11 partidos e 273 deputados.

Compõem o grupo pró-Baleia Rossi as duas maiores bancadas: o PT, com 52 parlamentares, e o PSL, com 48. Partidos sobretudo de centro e de esquerda completam a lista: MDB, PSDB, DEM, PSB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Já o bloco do candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Centrão, tem 195 parlamentares. As maiores bancadas são as do PL, com 43 deputados, e do PP, com 40. Também estão no grupo o Republicanos, o Solidariedade, o Pros, o PSC, o Avante e o Patriota.

Nesta segunda-feira (4), os partidos de oposição oficializaram o apoio a Baleia Rossi. Presidentes e Líderes da Rede, PSB, PCdoB, PDT e PT fizeram uma reunião virtual pouco após a bancada do PT aprovar o apoio ao emedebista. Assim, consolida-se uma frente antibolsonarista contra a candidatura de Arthur Lira.

Há ainda quatro siglas que, formalmente, ainda não se posicionaram: PTB, Podemos, PSOL e Novo.

Com informações do O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *