Bolsonaro define novos comandantes das Forças Armadas, diz CNN

O novo comandante do Exército será o general Paulo Sergio Nogueira, quarto na lista de antiguidade

Edifício sede do Ministério da Defesa em Brasília

Jair Bolsonaro (sem partido) definiu os nomes dos novos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica segundo a CNN. A identidade dos escolhidos foi confirmada por fontes do Ministério da Defesa e do Palácio do Planalto.

O novo comandante do Exército será o general Paulo Sergio Nogueira, quarto na lista de antiguidade, ou seja, na relação de oficiais com mais experiência no Exército. Ele substituirá Edson Pujol, que deixou o cargo ao lado dos outros dois comandantes das Forças nesta semana.

Para a Marinha, o escolhido foi o almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, segundo mais antigo da lista. Ele vai substituir Ilques Barbosa. Por fim, o tenente-brigadeiro Baptista Júnior será o novo comandante da Aeronáutica, no lugar de Antônio Carlos Moretti Bermudez.

Os três comandantes das Forças Armadas deixaram os cargos após a demissão do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, por Jair Bolsonaro. Em sua nota de despedida, Azevedo disse ter preservado as Forças como instituições de Estado, o que gerou especulações de que a saída teria relação com a tentativa de Bolsonaro de politizar e instrumentalizar os militares.

Após o anúncio da demissão, o Alto Comando das Forças Armadas se reuniu. Informações de bastidor dão conta de que os comandantes planejavam entregar os cargos em conjunto, em um gesto de solidariedade de Barbosa e Bermudez a Edson Pujol, já que o comandante do Exército também estava na mira de Bolsonaro. O Planalto, no entanto, se antecipou ao movimento.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *