Copom eleva taxa básica de juros para 3,5% ao ano

O aumento de 0,75 ponto percentual ficou dentro do previsto pelo mercado financeiro. Analistas projetam juros em 5,5% ao ano até o fim de 2021.

Sede do Banco Central em Brasília - Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasília

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu aumentar a Selic, taxa básica de juros, em 0,75 ponto percentual. Com isso, a taxa passa de 2,75% ao ano para 3,5% ao ano.

O aumento ficou dentro do previsto pelo mercado financeiro no último boletim Focus, divulgado na segunda-feira (3). Ainda de acordo com o Focus, os analistas do mercado esperam novas elevações. Eles projetam a Selic em 5,5% ao ano no final de 2021 e em 6,25% ao ano ao fim de 2022.

A elevação da taxa básica tem relação com o aumento da inflação. Na primeira reunião do Copom em 2021, em 17 de março, o colegiado já aplicou um aumento de 0,75 ponto percentual.

A taxa Selic é a taxa que referencia a dívida pública e também é usada nas transações interbancárias. A taxa é um instrumento do Banco Central para controle da inflação.

Quando sobe, aumenta a rentabilidade de títulos da dívida pública e outros papéis atrelados à taxa básica, estimulando as aplicações e restringindo a circulação do dinheiro. Além disso, como a Selic referencia as transações interbancárias, elevá-la desestimula o comércio e a tomada de crédito.

Para alguns economistas, no entanto, o momento não é o mais propício para o aumento da taxa básica, devido à situação de desaceleração econômica e, ainda, porque o atual aumento da inflação não é uma situação típica de inflação por demanda.

Autor