Apoio ao “Fora, Bolsonaro” avança; 57% defendem o impeachment

Segmentos mais favoráveis ao impeachment são os que recebem de cinco a dez salários mínimos, moradores do Nordeste, jovens de 16 a 24 anos e mulheres

A crescente rejeição ao governo Jair Bolsonaro levou mais brasileiros a apoiarem hoje o impeachment do presidente. É o que aponta a pesquisa PoderData realizada nesta semana e divulgada pelo site Poder360 nesta quinta-feira (27).

De acordo com o levantamento, os favoráveis ao “Fora, Bolsonaro” passaram de 46% há três meses para 57% agora – uma alta de 11 pontos percentuais. Já a proporção dos que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo caiu dez pontos percentuais no período, indo de 47% para 37%.

Os números acompanharam de perto a mudança na avaliação do governo. No início de fevereiro, a rejeição ao bolsonarismo estava em 48%. Hoje, 59% dos brasileiros dizem desaprová-lo. Nem mesmo a volta do auxílio emergencial e a queda na média de mortes por Covid-19 beneficiaram o governo.

A razão central, segundo o PoderData, é o impacto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada em 27 de abril no Senado. Esta é a primeira pesquisa sobre a avaliação do impeachment de Bolsonaro feita após o início dos trabalhos da CPI, que apura ações e omissões do governo Bolsonaro no combate à pandemia. Até esta quinta, foram protocolados 120 pedidos de impeachment contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

O apoio ao impeachment é maior entre quem recebe de cinco a dez salários mínimos (68%), moradores do Nordeste (64%), jovens de 16 a 24 anos (62%) e mulheres (61%). Num estrato mais específico – entre os 59% que reprovam o governo Bolsonaro –, 91% querem sua saída da Presidência. Já os segmentos que mais defendem a continuidade de Bolsonaro no cargo são os moradores da região Norte (59%), as pessoas de 45 a 59 anos (45%), quem recebe de 2 a 5 salários mínimos (44%) e homens (43%).

O PoderData ouviu 2.500 pessoas de 24 a 26 de maio, em 462 municípios de todos os estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações do Poder360