Confirmada variante indiana em paciente internado em Juiz de Fora

Homem trabalhou em navio na Índia e desembarcou em Guarulhos no último dia 18

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas, foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais que o resultado do sequenciamento genético do paciente internado na Santa Casa de Misericórdia testou positivo para a variante indiana do novo coronavírus.

O paciente é acompanhado e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município. Tão logo os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético. Todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e, desde então, o homem encontra-se isolado no hospital.

Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora, o paciente é uma pessoa que esteve na Índia trabalhando embarcada em um navio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que ele chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no último dia 18.

O deslocamento para Juiz de Fora foi feito de carro. Mas, antes de se dirigir à Zona da Mata mineira, a pessoa apresentou um teste RT-PCR negativo no terminal paulista, emitido dentro das 72h previstas na norma. A pessoa infectada teve contato apenas com a sua esposa, que está assintomática, em isolamento e sendo monitorada.

No Brasil já foram registrados oito casos confirmados de infecção pela variante indiana do coronavírus, a chamada B.1.617. Além do paciente de Juiz de Fora, há outros seis em São Luís, no Maranhão, e outro em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro. A variante foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Esta cepa se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde sua descoberta e pode agravar a onda de pandemia.

Autor