Salvar o meio ambiente

.

O planeta Terra levou bilhões de anos para gerar as condições de vida, principalmente aquelas vitais a nós seres humanos, como a água, o ar, as florestas, os animais, os peixes, etc. Mas o homem, classificado como o ser mais inteligente, agindo de forma irracional, está destruindo de forma acelerada a vida em nosso planeta.

Vejamos a questão da água:

Nosso planeta azul tem 75% de sua superfície coberto por água. Dessa água existente, 97% está nos oceanos e é inadequada ao consumo humano. Apenas 3% é água doce, e desses, 2% estão congeladas nas calotas polares. Sobra apenas 1% disponível para o consumo humano.

O homem não consegue sobreviver mais de quatro dias sem água, mas promove uma poluição desenfreada, lançando esgoto, lixo, agrotóxicos e outros produtos químicos em nossos rios. Em Mato Grosso, os desmatamentos e as queimadas estão secando nossas nascentes, córregos e rios, destruindo o pantanal e nossas florestas.

Devido ao lançamento em grande escala de gases, pelos Estados Unidos, Europa, Ásia, principalmente o dióxido de carbono proveniente dos automóveis, termelétricas para geração de energia, o nosso planeta está aquecendo cada vez mais sob o efeito estufa.

Somado ao desmatamento e as queimadas, graves alterações climáticas, tem provocado secas em uma região, inundações e furações em outra, danos à saúde, redução na produção de alimentos ao consumo humano.

Outro grave problema é o buraco na camada de ozônio. Os gases provenientes dos equipamentos de refrigeração, aerossóis, o chamado CFC (clorofluorcarbono), ao chegar a atmosfera reage como o ozônio (O3) e provoca um buraco nessa camada que protege a Terra, deixando passar raios ultravioleta que provocam sérios problemas aos seres vivos, como câncer, cegueira e outras doenças. Esse buraco na camada de ozônio já está um pouco maior que a América Latina e está sobre a Antártida, parte desabitada do planeta. Mesmo assim morrem por ano, de câncer, cerca de 15 mil pessoas só nos EUA.

O desmatamento também é um grave problema.

No Brasil cerca de 95% da Mata Atlântica foi destruída, no Centro Oeste e em Mato Grosso resta pouco do cerrado, e a Floresta Amazônica vem sendo dizimada. Em todo o mundo as florestas originais também já foram devastadas.

A quantidade de agrotóxico nos solos brasileiros, principalmente nos estados de maior produção de algodão, soja e outras culturas, compromete a fertilidade do solo, contamina as fontes de água e causa graves doenças.

Nos dias atuais devido a irresponsabilidade do governo Bolsonaro que desmonta os órgãos de fiscalização, de pesquisas, estimula e não pune os crimes ambientais, o meio ambiente no Brasil vem causando os mais graves problemas não só ao Brasil mas para todo o planeta terra.

Urge uma ação contundente para barrar esses graves crimes, assim como uma conscientização principalmente nas escolas em todos os níveis, nos meios de comunicação, nas redes sociais sobre a importância do meio ambiente para a vida do nosso planeta e de todos nós.

Essa tarefa sem dúvida é uma dívida e uma grave falha do poder público, em todos os níveis, municipal, estadual e federal, assim como do poder judiciário, dos órgãos ambientais, enfim de todas a entidades públicas e privadas e de todo cidadão consciente.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho

Autor