Lideranças do PCdoB comentam desfiliação de Flávio Dino

Parlamentares e dirigentes comunistas se manifestaram sobre a saída do governador depois de 15 anos no PCdoB

Flávio Dino com Fernando Haddad em campanha eleitoral. Militância do PCdoB esteve ao lado do maranhense durante toda sua trajetória de 15 anos no Partido.

Lideranças políticas do PCdoB de várias partes do país comentaram, nesta tarde, em suas redes sociais, o anúncio de desfiliação do governador do Maranhão, Flávio Dino. Vários deles destacaram a continuidade da luta da militância comunista rumo a mudanças transformadoras para o país.

Flávio Dino anunciou sua desfiliação do PCdoB, no início da tarde desta quinta-feira, através das redes sociais.  Agradeceu a “acolhida fraterna” e desejou “êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma pátria livre e justa”. O governador atribui sua desfiliação a visões diferentes quanto a questões de estratégia e tática políticas, mas ressalta que elas “são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”.

Confira abaixo o que disseram a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, em nota oficial do Partido, além da ex-candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Àvila, a deputada federal Perpétua Almeida (AP), a deputada federal Jandira Feghali (RJ), o deputado federal Daniel Almeida (BA), a deputada baiana Alice Portugal, o ex-deputado e ex-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Wadson Ribeiro (MG), a ex-senadora Vanessa Grazziotin (AM), o secretário das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão e presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, o deputado licenciado Rubens Júnior e novo secretário de Articulação Política do Maranhão, e o deputado federal Orlando Silva (SP).

Luciana Santos (PE)

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, emitiu nota pela Executiva partidária, em que lembra o esforço militante em torno da trajetória do político e as bandeiras pela Frente Ampla e a oposição a Bolsonaro que continuam levantadas, às vésperas do centenário do Partido.

Leia a íntegra abaixo:

Leia também: PCdoB afirma que vicissitudes da política levaram Flávio Dino a se desfiliar

Manuela D´Àvila (RS)

A ex-candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Àvila, acredita que Flávio Dino participará com ela na mesma luta. Ela enfatizou a necessidade de enfrentar os desafios atuais coletivamente.

Perpétua Almeida (AP)

A deputada federal Perpétua Almeida (AP) também saudou a beleza da trajetória do governador no Partido.

Jandira Feghali (RJ)

A deputada federal Jandira Feghali (RJ) destacou a contribuição mútua entre o PCdoB e Flávio Dino, desejando-lhe sucesso. Também falou da trajetória de luta do Partido, que continuará construindo soluções coletivas.

Daniel Almeida (BA)

O deputado federal Daniel Almeida (BA) salienta a consolidação de uma imagem de comprometimento do governador com o povo brasileiro. Também destaca o papel do PCdoB no fortalecimento da democracia.

Alice Portugal (BA)

A deputada baiana Alice Portugal agradeceu a convivência com o governador, destacando sua opção pessoal pelo PCdoB sabendo das dificuldades que isso implica.

Wadson Ribeiro (MG)

O ex-deputado e ex-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Wadson Ribeiro (MG) ressaltou a importância da força do PCdoB na luta contra o “governo genocida”.

Vanessa Grazziotin (AM)

A ex-senadora Vanessa Grazziotin (AM) lembrou que, em seu centenário, o Partido Comunista continuará sobrevivendo às muitas dificuldades.

Márcio Jerry (MA)

Principal aliado do governador Flávio Dino, o secretário das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão, Márcio Jerry, comentou a desfiliação respeitando a decisão. Ele aponta “diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura”, mas que não os afastam de objetivos e compromissos comuns. Jerry também é presidente estadual do partido.

Jerry também aproveitou o posicionamento para declarar que não deixará a legenda que o elegeu para a Câmara dos Deputados. “Sigo atuando firmemente como militante e dirigente do PCdoB, buscando a construção de uma ampla coalizão em nosso país pela vida e a democracia; e defendendo firmemente o governador Flavio Dino, mantendo o Maranhão no rumo certo sob sua liderança. Avante, firmes na luta!”, finalizou.

Rubens Pereira Junior (MA)

O deputado licenciado Rubens Júnior e novo secretário de Articulação Política do Maranhão desejou sucesso na nova trajetória política do governador. Disse que “a luta a favor dos que mais precisam” sempre os unirá.

Orlando Silva (SP)

O deputado federal Orlando Silva (SP) enviou um áudio emocionado à militância, convocando-a à continuidade na trincheira de luta por um Brasil socialista. Leia abaixo a íntegra do áudio:

“Salve, pessoal! Tudo bem? Então, não está tudo bem, não.

Hoje, tive uma notícia que eu fiquei muito triste. Que o Flávio Dino, nosso grande governador do Maranhão, saiu do PCdoB.

Eu conheço o Flávio, desde quando ele entrou no PCdoB. Quando ele se filiou eu estava no ato de filiação do Flávio.

Eu acompanhei toda a campanha de deputado federal, as campanhas dele para a Prefeitura de São Luis, para o Governo do estado. Ajudei como pude o Flávio Dino na Embratur. Criei uma relação de afeto com ele.

Então, a gente fica triste quando um companheiro que você tem tanto carinho, que você faz parte da história também…

Eu fui à posse do Flávio, me emocionei assistindo a posse de Flávio no governo do Maranhão.

Infelizmente, ele mudou o rumo. Ele anunciou hoje a desfiliação do PCdoB.

Eu acredito que, o importante numa hora dessa é pensar na história, pensar no projeto, pensar no caminho.

Enquanto houver desigualdade, enquanto houver injustiça, haverá gente disposta a lutar por transformar, transformar de verdade. A gente fala, assim, radicalmente; mudar tudo; inverter a lógica do sistema.

É esse o sentido da vida dos comunistas, mudar de verdade, para que, quem trabalha, possa ter direito; quem produz riqueza, possa ter acesso a essa riqueza. É o que move aqueles que sonham com a construção de um país socialista.

E nós estamos voltando à moda. Porque teve aquela crise na União Soviética, mas a China já é o país mais importante do mundo, hoje. Que, do jeito deles, procura trilhar um caminho no rumo do socialismo.

Eu digo isso, porque a nossa batalha é cotidiana. É todo dia, no sindicato, no grêmio, no centro acadêmico, na associação de bairro, mas é também uma luta que tem que ter uma perspectiva histórica. Uma persectiva de construir uma nação; uma nação que sirva ao interesse do nosso povo.

E eu aprendi com um velho comunista, que um partido é como um trem: tem um destino, ele vai naquela direção, mas tem estações no meio do caminho. Nessas estações, às vezes, uns entram, outros saem, mas o importante é seguir no rumo definido.

É nisso que eu acredito, e é por isso que quem é militante do PCdoB, amigo do PCdoB, tem que guardar no coração, o carinho e a alegria pela convivência com Flávio, mas olhar para a frente. Ele faz parte do passado do PCdoB, e o futuro nosso é a construção do socialismo. Pensar grande, que passa pela construção de uma pátria soberana, livre, democrática, justa, que dê oportunidade para o nosso povo.

Então, aqueles que já foram a algum ato político, lembra de gritar um, dois, três, quatro, cinco, mil, e viva o Partido Comunista do Brasil!

Grita, aí, com você, com o seu coração, comigo, com a gente. E vamos adiante.

Está bom? Um abraço.”