Federação Mundial da Juventude Democrática emite apoio a Cuba

A Federação Mundial da Juventude Democrática emitiu nota em defesa da Revolução Cubana, do seu povo e de sua juventude, contra qualquer forma de ingerência do imperialismo sobre a ilha

Foto: Reprodução/Federação Mundial da Juventude Democática

A Federação Mundial da Juventude Democrática emitiu nesta segunda feira (12) nota em apoio à Revolução Cubana e se posicionando contra qualquer tipo de bloqueio ou sanções realizadas pelo imperialismo.

A nota também ressalta a importância da Revolução Cubana e da União da Juventude Comunista de Cuba (UJC) para a luta dos povos do mundo, sendo exemplo de solidariedade e paz.

Também foram exaltados os gestos de apoio de Cuba à Federação Mundial da Juventude Democrática com a realização do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em Havana em 1997, bem como a ajuda dos médicos cubanos ao mundo.

Confira a nota na íntegra:

A Federação Mundial da Juventude Democrática reitera seu apoio à Revolução Cubana, sua juventude e seu povo e denuncia o criminoso bloqueio contra Cuba, cuja intenção é de desestabilizar a ilha.

O bloqueio criminoso dos Estados Unidos contra Cuba tem sérias repercussões contra sua juventude e seu povo e tem sido denunciado em incontáveis ocasiões, uma vez que seu único objetivo é por um fim à soberania popular e impor os interesses do imperialismo sobre o país.

Frente ao bloqueio, as contínuas ofensivas imperialistas e a atual campanha internacional para um golpe de Estado ou uma intervenção imperialista em Cuba, a Federação Mundial da Juventude Democrática reitera sua solidariedade. Como não poderia ser diferente, a juventude anti-imperialista vai sempre estar com nossos irmãos e irmãs de Cuba, que, reciprocamente, tem sempre contribuído para o desenvolvimento da luta por um mundo livre de toda exploração e opressão.

Não podemos esquecer as fundamentais contribuições da União da Juventude Comunista de Cuba (UJC) para a Federação Mundial da Juventude Democrática, por conduzir a Secretaria Geral da nossa organização e contribuir para o avanço das nossas análises e da nossa luta. Nem podemos esquecer o gesto altruísta de Fidel Castro de reativar o movimento do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. Depois de quase uma década sem festivais e em um tempo difícil para a juventude e movimentos anti-imperialistas como um todo, Havana recebeu a 14º edição do Festival em 1997, e relançou esse evento de fundamental importância. Nós não nos esquecemos como, apesar de todas as dificuldades, Cuba tem sido exemplo de solidariedade internacional (com brigadas médicas na linha de frente) em momento difícil, de pandemia da Covid-19 e de crise econômica e de saúde.

A juventude anti-imperialista vai sempre se posicionar contra o imperialismo e suas sanções e ingerências. Estaremos sempre com a juventude e os povos do mundo. Estaremos sempre com a Revolução Cubana.

Fonte: Federação Mundial da Juventude Democrática