PIB da China cresce 12,7% no primeiro semestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 12,7%, ano a ano, no primeiro semestre de 2021, à medida que a recuperação continua se consolidando, mostraram os dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta quinta-feira (15).

Como resultado dessa cifra, o crescimento médio nos últimos dois anos para o primeiro semestre foi de 5,3%, 0,3 ponto percentual a mais que a média de dois anos para o primeiro trimestre, segundo a entidade.

No segundo trimestre, o PIB do país cresceu 7,9% ano a ano, mostraram os dados. Na base trimestral, a economia cresceu 1,3% no 2º trimestre.

Outros indicadores econômicos importantes mostraram melhorias contínuas em todo o quadro, com a produção industrial subindo 15,9% ano a ano no primeiro semestre e as vendas no varejo, 23%.

A taxa de desemprego urbano pesquisada ficou em 5% em junho, 0,7 ponto percentual menor que o mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre de 2021, a economia chinesa cresceu 18,3% ano a ano, à medida que fortes demandas internas e externas impulsionaram a recuperação em comparação com uma base baixa no início de 2020, quando a COVID-19 estagnou a segunda maior economia do mundo.

Em geral, a economia nacional tem passado por uma recuperação firme no primeiro semestre“, avalia o DNE em um comunicado, alertando sobre as incertezas decorrentes da disseminação global da pandemia e da recuperação interna desequilibrada.

Fonte: Agência Xinhua