Senadores da CPI da Covid entregam relatório a autoridades em São Paulo

O relatório também foi entregue aos membros da CPI da Prevent Senior na Câmara Municipal de SP e ao MP-SP

(Foto: Assessoria do senador Humberto Costa)

A CPI da Covid, agora como Observatório da Pandemia, segue com uma intensa agenda de interlocução com outros órgãos e entidades para dar sequência as descobertas feitas durante as investigações realizadas pelos parlamentares. Nesta semana, o senador Humberto Costa (PT-PE), membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul), ficou encarregado de entregar o relatório final do colegiado aos colegas do continente.

“A CPI denunciou que o governo brasileiro adotou uma estratégia intencional de disseminar rápida e intensamente a doença entre a população sob uma suposta imunidade coletiva, ou imunidade de rebanho, pela transmissão. E tudo mais que aconteceu é consequência dessa estratégia criminosa adotada por Bolsonaro”, disse o senador em discurso realizado na última terça-feira (8).

“[Bolsonaro] foi omisso na adoção de medidas de testagem, omisso na implantação de leitos hospitalares, sabotou as medidas de prevenção adotadas por estados e municípios, estimulou o uso de medicamentos ineficazes enriquecendo laboratórios e figuras ligadas ao governo, omitiu-se na compra de vacinas e adotou a corrupção como estratégia no momento em que decidiu comprá-las”, completou Humberto Costa no Parlasul.

No retorno ao Brasil, o senador Humberto Costa e demais membros da CPI da Covid cumpriram agenda na cidade de São Paulo na tarde da última quarta-feira (10) para entregar o relatório aos vereadores que integram a CPI da Prevent Senior na Câmara Municipal de São Paulo. Além do documento, que tem mais de mil páginas, os parlamentares prometeram entregar um arquivo de 1 terabyte com provas levantadas durante a investigação no Senado.

“A utilização de seres humanos como cobaias para realização de pesquisas sem a autorização dos órgãos reguladores representa um crime contra a humanidade. Isso é um crime gravíssimo”, afirmou Humberto.

Os parlamentares também estiveram com membros do Ministério Público de São Paulo. De acordo com Humberto, o intuito da visita foi repassar os dados levantados pela CPI relacionados à Prevent Senior e outros fatos que dizem respeitos ao órgão.

“Esperamos que os promotores façam bom uso desse rigoroso trabalho que promovemos no Senado”, disse Humberto.

Os parlamentares também estiveram na sede do Instituto Butantan, na capital paulista. O senador Humberto Costa explicou que o objetivo da vista foi saber mais sobre a produção e a oferta de vacinas e conhecer as fábricas.

“Destacamos o belo trabalho feito pelo instituto ao longo da pandemia e a importância da CoronaVac como a primeira vacina contra a Covid-19 a chegar aos braços dos brasileiros”, enfatizou.

Fonte: PT no Senado