PCdoB definirá federação partidária “com celeridade”

Nesta sexta-feira (27), a Comissão Política Nacional do Partido, reunida por videoconferência, tratou do tema.

Bancada do PCdoB comemorando a aprovação das Federações Partidárias I Foto: Agência Senado

O PCdoB deve definir em breve com qual partido – ou partidos – vai formar uma federação partidária para disputar as eleições 2022 e atuar conjuntamente na próxima legislatura do Congresso Nacional.  Nesta sexta-feira (27), a Comissão Política Nacional do Partido, reunida por videoconferência, tratou do tema.

Segundo a resolução aprovada, a federação deve ter como base “um projeto de reconstrução nacional, de defesa da democracia e dos direitos sociais”, em oposição ao governo Jair Bolsonaro e à extrema-direita. Nesse sentido, o PCdoB “dará sequência com celeridade ao diálogo e às tratativas com as legendas do campo popular, democrático e patriótico”.

Confira abaixo a resolução:

Sobre processo de construção da Federação Partidária

Com base nos debates e na Resolução Política do 15º Congresso, a direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tendo em vista a construção de uma Federação partidária, dará sequência com celeridade ao diálogo e às tratativas com as legendas do campo popular, democrático e patriótico por conta da urgência do calendário da Justiça Eleitoral e, também, da dinâmica do curso político do país.

O PCdoB seguirá empenhado por uma Federação que seja instrumento político e eleitoral que fortaleça a presença no Parlamento e no Executivo de um projeto de reconstrução nacional, de defesa da democracia e dos direitos sociais.

A Federação que o PCdoB trabalha para construir estará vocacionada a ser o esteio da derrota da extrema-direita e da conquista de um governo de amplas forças políticas que restaure a democracia e promova a reconstrução do país. Uma Federação que assegure os direitos do povo brasileiro, alavanque a eleição de uma grande bancada progressista e de governadores democráticos, e descortine uma aliança estratégica para a luta por um novo projeto de nação. Uma Federação que, de imediato, seja um instrumento de defesa da democracia, dos interesses da nação e contra o golpismo bolsonarista.

A decisão final sobre a Federação que o PCdoB irá integrar será tomada pelo Comitê Central de nosso Partido, no tempo político que a exigência da luta política exigir, tendo em conta o debate democrático interno, o resultado das tratativas com as legendas aliadas e as diretrizes da Resolução Política de nosso Congresso partidário.

Brasília, 26 de novembro de 2021

Comissão Política Nacional do PCdoB

Autor