PF intima Bolsonaro a explicar vazamento de documentos sigilosos

A apuração foi aberta depois que o presidente divulgou na rede social, em 4 de agosto, que havia uma investigação para apurar um suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018

Fotomontagem feita por Artur Nogueira com as fotos de: Hugo Barreto/Metrópoles; Cottonbro/Pexels; Clauber Cleber Caetano/Pexels

A Polícia Federal (PF) intimou Bolsonaro a depor no inquérito que investiga o vazamento de documentos sigilosos. A apuração foi aberta depois que o presidente propagou na rede social, em 4 de agosto, que havia uma investigação para apurar um suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018.

Bolsonaro divulgou cópia do inquérito e distorceu as informações para alegar suposta fraudes nas eleições presidenciais. Na época, o tribunal explicou que não houve qualquer risco às eleições e pediu investigação sobre o vazamento ao Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo mês, ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura do inquérito.  

“Bolsonaro foi intimado pela PF para prestar depoimento no inquérito sobre o vazamento de dados de uma investigação sobre um ataque hacker aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral em 2018. Terá que se explicar”, escreveu no Twitter a ex-deputada Manuela D´Ávila (PCdoB).

O senador Paulo Rocha (PA), líder do PT, diz que na Presidência da Rerpública há um criminoso. O líder do partido na Câmara, Bohn Gass (RS), afirmou que Bolsonaro tentou dizer que continha provas da violação das urnas eletrônicas. “Mentiu! Tanto que, depois, teve de admitir que não tinha prova nenhuma. Agora, foi intimado para explicar como teve acesso ao inquérito sigiloso. É um criminoso!”, disse o líder.

“Alguém duvida da interferência de Bolsonaro na Polícia Federal? Dados sigilosos do inquérito que apura suposto ataque ao sistema do TSE foram divulgados pelo presidente nas redes sociais. Agora, Bolsonaro terá que explicar”, afirmou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

“A PF intimou Bolsonaro para depor sobre o vazamento de documentos sigilosos no inquérito que investiga um suposto ataque ao TSE. No desespero de defender o voto impresso, Bolsonaro divulgou o teor da investigação em suas redes sociais. O genocida vai ter que se explicar!!!”, postou a vice-líder do PSOL, Fernanda Melchionna (RS).

Autor