Djokovic sempre dividiu opiniões. Agora, seu legado se complica ainda mais

Para complicar ainda mais o legado de Djokovic, está a questão de saber se ele agora enfrentará dificuldades de visto nas outras grandes ligas de tênis. O anticomunista escreveu uma biografia que mais parece um livro de auto-ajuda mística, lotada de charlatanismo e terapias de saúde anticientíficas.

Opiniào pública australiana oscilou sobre o negacionismo do tenista sérvio Novak Djokovic, mas, no final, predominou o repúdio.

Após um processo de aprovação de visto complicado e caótico , seguido de perguntas sobre seus movimentos no mês passado e as informações fornecidas às autoridades de fronteira australianas, o ministro da Imigração, Alex Hawke, cancelou o visto de Novak Djokovic.

A decisão é um grande golpe para Djokovic, que está empatado com Roger Federer e Rafael Nadal em 20 títulos de Grand Slam, o maior já conquistado por um jogador masculino. Enquanto seus advogados tentarão contestar o mais recente cancelamento de visto, Djokovic provavelmente não irá perseguir a história em seu torneio de Grand Slam de maior sucesso.

A decisão também é um golpe para o Aberto da Austrália. Com Federer lesionado, Djokovic e Nadal foram os principais destaques do torneio masculino deste ano. Se o jogador sérvio mais bem classificado e nove vezes campeão do Aberto da Austrália for deportado, alguns temem sérias repercussões para a longevidade do evento.

Os críticos chegaram ao ponto de teorizar que os powerbrokers globais do tênis podem procurar outro lugar para sediar o “grand slam da Ásia-Pacífico”.

[…] para ter certeza de que o torneio pode prosseguir sem problemas com fortes níveis de apoio público e governamental.

Nesse sentido, o parlamentar conservador e ex-jogador de tênis profissional John Alexander havia insistido em permitir que Djokovic permanecesse no país, argumentando:

Manter o Aberto da Austrália como um evento de grand slam […] é do nosso interesse nacional.

Embora a reputação do Aberto da Austrália certamente tenha sido atingida, seu status como um dos quatro torneios do Grand Slam tem muito apoio. O dano a longo prazo pode ser o legado de Djokovic.

Dada a extraordinária história de sua isenção médica da vacinação de covid para entrar na Austrália – juntamente com as muitas perguntas que surgiram sobre sua infecção por covid em dezembro – a opinião pública sobre ele oscilava diariamente.

Dramaturgia na quadra

Djokovic tem sido uma figura polarizadora no tênis. Apesar de seu atletismo, resistência física e mental, ele às vezes foi acusado de táticas para ganhar psicologicamente contra o adversário, “exagerando” lesões para permitir pausas médicas quando um oponente tem impulso.

Como outros jogadores, Djokovic também exibiu um comportamento indisciplinado na quadra, com ocasionais batidas de raquete , bem como desqualificação do US Open de 2020 após imprudentemente – embora acidentalmente – esmagar uma bola em um juiz de linha .

Novak Djokovic verifica um juiz de linha depois de atingi-la com uma bola.
Novak Djokovic verifica um juiz de linha depois de inadvertidamente acertá-la com uma bola em reação à perda de um ponto no Aberto dos EUA. 

Comparado com os amados Federer e Nadal, Djokovic tem uma base de fãs menor . No Aberto da Austrália, ele sempre teve o apoio efervescente da grande diáspora sérvia de Melbourne, com seus cantos patrióticos e bandeiras. Mas o humor do resto da multidão este ano provavelmente teria sido misto, com alguns, sem dúvida, expressando sua hostilidade.


De fato, os fãs de tênis locais teriam boas razões para se irritar com a isenção médica de Djokovic da imunização, devido aos rigorosos protocolos covid que devem seguir para participar do Aberto da Austrália.

O torneio exige que os torcedores sejam vacinados duas vezes ou forneçam evidências de isenção médica . No entanto, ao contrário da defesa peculiar de Djokovic, o status anterior de covid não isenta os moradores locais da necessidade de serem vacinados duas vezes, com “ infecção anterior ” sem base para isenção.

Grande slam?

Para complicar ainda mais o legado de Djokovic, está a questão de saber se ele agora enfrentará dificuldades de visto nas outras grandes ligas de tênis. A rápida disseminação da variante Omicron pode alterar as regras para jogadores não vacinados em diferentes países e torneios.

Do jeito que as coisas estão, Djokovic parece não enfrentar nenhum impedimento relacionado à vacina para competir no Aberto da França em alguns meses. O ministro do Esporte francês disse que Djokovic “poderia participar”, embora, ao contrário dos jogadores vacinados, ele precisasse seguir os protocolos da “ bolha da saúde ”.

O presidente francês Emmanuel Macron, no entanto, ganhou as manchetes ao declarar que quer “irritar” os não vacinados – em parte exigindo um “ passe de saúde ” para locais públicos, um requisito para o qual deve ser vacinado. Se Macron insiste em mudanças para concorrentes em Roland-Garros ainda não se sabe.

No que diz respeito a Wimbledon, as chegadas internacionais não vacinadas ao Reino Unido são atualmente obrigadas a repetir os testes de covid por vários dias, além de quarentena por dez dias em uma residência de sua escolha.

Djokovic, presumivelmente, procuraria uma casa alugada com uma quadra de tênis anexada.


O US Open parece menos certo. Os não vacinados não são permitidos em locais fechados específicos em Nova York sem isenção médica.

Então, se uma das partidas de Djokovic nas quadras do US Open for afetada pela chuva e o teto precisar ser fechado, não está claro o que os organizadores fariam. Ele pode ser forçado a perder a partida.

Djokovic no US Open
Sem se vacinar, o retorno de Djokovic ao US Open está longe de ser certo. O anticomunista escreveu uma biografia que mais parece um livro de auto-ajuda mística, lotada de charlatanismo e terapias de saúde anticientíficas.

O legado de Djokovic

Dado que Djokovic tem sido menos propenso a lesões do que Federer ou Nadal e está saindo de um de seus melhores anos na turnê, ele ainda deve se aposentar com mais títulos de Grand Slam masculinos. Se assim for, ele pode legitimamente ser festejado como o maior astro do tênis masculino de todos os tempos.

Mas como ele será lembrado é uma questão mais complicada. Em certo sentido, Djokovic parece se divertir em ser descrito como o “arqui-inimigo” de Federer e Nadal – isso alimentou seu desejo de superar seus títulos de Grand Slam.


No entanto, apesar de toda a sua grandeza no tênis, Djokovic costuma atrair olhares curiosos fora da quadra – não apenas em relação às suas opiniões sobre vacinas, mas às ruminações pseudocientíficas mais amplas que sustentam seus pronunciamentos públicos.

Como disse o tenista australiano Nick Kyrgios, Djokovic parece “ um gato muito estranho ”.

O drama da semana passada terá um efeito na maneira como os outros o veem também. Isso inflamará seus apoiadores, enfurecerá seus detratores e levará até mesmo observadores neutros a se posicionarem em relação à sua entrada na Austrália. Quando se trata de Novak Djokovic, todos agora certamente terão uma opinião.

Daryl Adair é professor Associado de Gestão Esportiva na Universidade de Tecnologia de Sydney