A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Traduzido por Cezar Xavier

A disputa entre EUA e Rússia pelo Ártico em derretimento

A Rússia reivindica território, reconstrói bases militares e faz testes de armas, enquanto a Groenlândia dispõe de metais e terras raras.

As eleições agridoces do México

O Obradorismo tem resultados relativos na eleição de meio de mandato, sob desconfiança do eleitorado urbano para as mudanças prometidas, um alerta que o fragiliza para 2024.

Por que americanos ainda proíbem ateus em cargos públicos?

A Constituição do Tennessee inclui uma cláusula que proíbe três grupos de ocupar cargos: ateus, ministros religiosos e aqueles que se engajam em duelos. Esforços estão em andamento na legislatura estadual para remover essa exclusão para os ministros, mas não para os duelistas – ou ateus.

Reconhecimento da Alemanha sobre genocídio na Namíbia é insuficiente

O acordo estipula que a Alemanha pagará € 1,1 bilhão para projetos de desenvolvimento na Namíbia nos próximos 30 anos. Alguns especialistas consideram o acordo um modelo potencial para esforços de reconciliação pós-colonial para outras ex-colônias e potências coloniais

Jerusalém: relato de testemunha ocular de uma cidade dividida

Um relato sobre o andamento dos protestos pacíficos de palestinos em Jerusalém, enquanto judeus cercam e segregam o uso das áreas públicas para as famílias no que chamam de “disputa imobiliária”.

Cidade colombiana assolada pelo crime grita que Vidas Negras Importam

As manifestações de Buenaventura são parte de uma onda nacional massiva e violenta de protestos contra o aumento da pobreza e da violência incessante na Colômbia. Mas, na verdade, eles começaram bem antes da turbulência mais ampla na Colômbia.

Biden pressiona por cessar-fogo, em Tigray, e Etiópia reage

O presidente dos EUA também pede acesso humanitário à região de Tigray, devastada pela guerra, fome, violência sexual e limpeza étnica. Addis Abeba ameaça relações com EUA.

Orçamento de Biden investe em inovação para atingir metas climáticas

No momento não existem tecnologias prontas para serem implantadas em escala global para eliminar as emissões de muitas atividades agrícolas e industriais essenciais. Três exemplos são a pecuária, a produção de cimento e a produção de aço, que juntas respondem por mais de um quarto de todas as emissões globais.

Taxas de despejo nos EUA voltam aos níveis pré-pandêmicos

As autoridades de saúde pública precisavam que as pessoas ficassem em casa para limitar a disseminação do vírus, então os governos tomaram medidas para conter os despejos que muitos temiam serem iminentes.

Investimento de Biden em transporte revitalizará cidades americanas

A Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York foi duramente atingida por uma redução de 79% no número de passageiros durante a pandemia. Ela precisa de US$ 8 bilhões extras até 2024 para evitar cortes de serviços e dispensas.

Israel e Palestina celebram cessar-fogo – mas alguma coisa muda?

O Hamas pode alegar ter defendido os interesses dos palestinos em Jerusalém em contraste com seus rivais na Autoridade Palestina, enquanto o bélico primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pode reivindicar conquistas militares e políticas significativas.

Marrocos usa pressão migratória contra Espanha e UE no Saara

Além da pressão por recursos europeus, Marrocos aproveita para enfraquecer o governo do Saara Ocidental, além de usar a crise em Gaza para obter apoio americano para o domínio sobre o Saara.

1 2