Chuvas em Petrópolis: PCdoB pede enfrentamento às mudanças climáticas

Direção do Partido cobra “um novo projeto de desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro”

O PCdoB-RJ lamentou a tragédia decorrente das “fortes chuvas” desta terça-feira (15) em Petrópolis (RJ), que provocaram a morte de ao menos 77 moradores. Segundo a direção estadual do Partido, esse desastre evidencia “a urgência de um novo projeto de desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro”, com “enfrentamento às mudanças climáticas”.

Confira abaixo a íntegra da nota:

Desastre em Petrópolis-RJ comprova urgência do enfrentamento às mudanças  climáticas

Nota 01/2022 – Secretaria Estadual de Sustentabilidade do PCdoB-RJ

O desastre promovido pelas fortes chuvas na cidade de Petrópolis-RJ na última terça-feira (16/02) comprova a urgência de um novo projeto de desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro.

O último relatório do IPCC divulgado no fim do ano passado já havia alertado que o aquecimento global e o fenômeno La Niña trariam como consequência tempestades mais fortes e frequentes em determinadas regiões.

O aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas derivam diretamente do modelo de desenvolvimento capitalista posterior à revolução industrial, em particular a aceleração desenvolvimentista das ultimas décadas.

Esse modelo de desenvolvimento, centrado em um modo de produção  capitalista concentrador de riquezas e promotor de imensas desigualdades, não só promove o aquecimento global, como faz com que as populações mais pobres sejam alocadas em regiões de alto risco, passíveis de deslizamentos de terra como o que vimos agora em Petrópolis-RJ.

Além disso, a carência de políticas públicas ambientais no planejamento urbano acaba por negligenciar diversos sinais críticos, como a impermeabilização do solo, a retirada das matas das cabeceiras dos rios e a baixa vazão das galerias de águas pluviais em épocas de fortes chuvas, configurando tragédias anunciadas.

Nesta eleição de 2022, o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental, a reforma urbana inclusiva e a proteção da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro precisam ter centralidade em todo o debate público e eleitoral.

Nesse momento de tristeza, o PCdoB-RJ presta sua solidariedade para todos os moradores de Petrópolis.

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2022.

João Batista Lemos, presidente do PCdoB-RJ

Theófilo Rodrigues, secretário Estadual de Sustentabilidade do PCdoB-RJ

Coletivo Estadual de Sustentabilidade do PCdoB-RJ