Filme Rio de Vozes tem estreia nacional nesta quinta-feira (17)

Antes de fazer sua estreia nos cinemas, “Rio de Vozes” foi exibido na França e em vários festivais no Brasil.

Foto: Divulgação

O documentário “Rio de Vozes”, dirigido por Andrea Santana e Jean Pierre Duret, cuja estreia, nos cinemas do Brasil, será nesta quinta-feira (17), percorre o Rio São Francisco ouvindo as múltiplas vozes e captando a energia dos corpos para dar protagonismo aos ribeirinhos que, através da preservação da sua memória e do orgulho da sua cultura mantêm o desejo de continuar vivendo no rio e do rio.

O cancioneiro popular canta que “corre um boato na beira do rio que o Velho Chico pode morrer”. Daí implora: “não deixe o rio morrer senão o que será de mim que só tenho esse rio pra viver”. De fato, por vezes, o apelo dos povos ribeirinhos, que dependem das águas do rio São Francisco para viver, e mais, constituem a sua identidade através da sua relação com rio, não é ouvido pelas autoridades constituídas. Elas quase sempre apenas apoiam e viabilizam a realização de grandes projetos, que prejudicam a vida dessas pessoas, assim como contribuem para o processo de degradação do rio.

Regina, pescadora remansense/Remanso Velho/Imagem: Pandora Filmes/Cena do filme “Rio de Vozes”

O desmatamento e a prática do agronegócio veem cada vez mais fragilizando o rio São Francisco, cujas águas banham as terras do semiárido brasileiro, ameaçando a existência dos habitantes dessa vasta região. Certamente, a redução da vitalidade do Opará dos povos indígenas irá fatalmente desintegrar as várias e diversificadas culturas que margeiam suas águas. Não à toa, aquele cancioneiro popular se questiona: “o que será de mim? O que será de José Serafim? Qual será o destino do menino que nasceu e cresceu aprendendo a pescar surubim?”

Essas interrogações frequentemente interpelam os povos ribeirinhos, entristecendo-os ao perceberem a degradação do rio, que parece não ter fim. A tristeza vem misturada com a angústia, sobretudo quando, voltando-se para o passado, a nostalgia de uma época em que a pesca era bastante farta parece apenas confirmar o pior que está por vir. Então mais uma vez o lamento ribeirinho faz-se ressoar: “o que será de mim? O que será de José Serafim? Qual será o destino do menino que nasceu e cresceu aprendendo a pescar surubim?”

Andrea Santana e Jean Pierre Duret diretores de “Rio de Vozes” l Foto: Panorama

Antes da estreia nacional, a diretora e o diretor promoveram mostras nas cidades nas quais foram realizadas as filmagens do documentário. Eles explicam que conviveram e filmaram, por quatro meses, em 2017, as personagens, utilizando, para isso, a estratégia do “cinema de observação”. Este é o quinto filme de Santa e Duret; o quarto no Brasil. Andrea relata que todos eles falam de pessoas “consideradas invisíveis no mundo de hoje”. Dessa forma, o objetivo da dupla é mostrar “a energia interior que elas têm, sua força para continuar trabalhando”.

Já Jean Pierre fala de seu sentimento com o povo do sertão nordestino. No seu olhar de cidadão francês, o nordestino, aqui no Brasil, não é, de modo geral, “reconhecido como uma pessoa que poderia participar desse Brasil, porque ele é considerado, mais ou menos, como uma pessoa que não vale, sem importância, que sua cultura não tem importância, o que ele pensa e faz não é considerado”. Assim, ao filmá-lo, ao direcionar a ele um olhar atento, cria-se uma grande oportunidade para que ele fale de si, do mundo e daquilo que ele carrega no seu íntimo. O diretor de “Rio de Vozes” afirma que buscam filmar “coisas simples: o que eles [vivem, sentem] no trabalho, nos corpos, na terra, nos olhos, na voz. Procurar essas coisas de um jeito íntimo”. 

As pessoas que aparecem no filme são sujeitos que, a despeito dos desafios e dificuldades, encaram a vida com otimismo, humor e resiliência. Também é nítida a consciência delas com relação ao impacto que a degradação do rio irá causar em suas vidas. Aliás, é muito emocionante testemunhar o vínculo afetivo dessas pessoas com o Velho Chico e o orgulho que elas têm de suas origens. A consciência de que o suporte a partir do qual elas formam a sua identidade é o rio e a cultura. E mais: que rio e cultura se interconectam, de tal forma que a destruição do primeiro causará a dissolução da segunda. Isso justifica a organização dos ribeiros para combater a destruição do rio. Nesse processo, destaca-se o papel e a luta das mulheres. Elas são as verdadeiras protagonistas de “Rio de Vozes”.

Andrea Santana, inclusive, confirma que houve uma intenção ao enfatizar o protagonismo das mulheres ribeirinhas, que para corporificar suas lutas se organizam em associações. Jean Pierre comenta que as palavras dessas mulheres revelam uma “consciência política das coisas que estão acontecendo com o rio, também coisas mais sutis como o desprezo com a língua”. Lembra que, no Brasil, se o sertanejo não é muito considerado, as mulheres menos ainda. “Esse filme mostra a qual ponto as mulheres são importantes neste país”.

Danduca e Regina, pescadoras remansenses l Foto: Papo de Cinema/Cena do filme “Rio de Vozes”

Depois da exposição do filme, Irany da Silva Santos, conhecida por Danduca, da APPR (Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso A-129), uma das pessoas que foram filmadas, agradeceu a Santana e Duret, revelando que o filme a fez renascer. De fato, diz Andrea “a coisa mais importante [do filme] é essa relação que fica entre nós, o que a gente vive junto e o que a gente ainda pode continuar vivendo”. Ao assistir ao filme inteiro (até então as personagens tinham assistindo apenas partes da película), “é muito interessante ver o sentimento delas de fazerem parte de uma comunidade em torno desse rio”, depõe a diretora brasileira. Por isso, emenda Duret, elas choram quando se veem no filme, pois foi dada importância as palavras delas. O reconhecimento, de fato, pode ser um processo libertador.

Assista o trailer

Ficha Técnica:
Direção: Andrea Santana e Jean-Pierre Duret
Fotografia: Tiago Santana, Jean-Pierre Duret
Montagem: Jordana Berg, Laure Gardette
Música: Benjamim Taubkin
Som: Jean-Pierre Duret, Edson Secco
Produção Executiva : Gel Santana, Bernard Attal
Gênero: Documentário
Ano: 2019
Duração: 93min
Classificação: livre
Distribuição: Pandora Filmes
 
Diretores

Andréa Santana nasceu no Nordeste do Brasil. Arquiteta e urbanista de formação. Com Jean-Pierre Duret realizam filmes documentários, focados sobretudo na cultura do povo nordestino.
Jean-Pierre Duret nasceu na França. Engenheiro de som nos filmes de M. Pialat, Irmãos Dardenne, A. Resnais, A. Varda, JM. Straub e D. Huillet, H. Kore-eda, entre outros. Em 1986, dirigiu seu primeiro documentário : Un beau jardin par exemple, sobre seus pais agricultores.

Com informações do Aroeira Comunica e do CCDM