China questiona EUA sobre armas biológicas no exterior

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, com suas políticas de expandir a OTAN no Leste Europeu, Estados Unidos jogaram mais lenha na fogueira na crise ucraniana.

Foto: Reprodução da Internet/Sputnik

A China instou os Estados Unidos a esclarecerem as atividades relacionadas a armas biológicas no exterior, declarou Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores (MRE) da China. “Instamos novamente os americanos a esclarecerem completamente suas atividades de militarização biológica no país e no exterior”, afirmou ele, segundo informações da agência de notícias russa Sputnik.

Além disso, acrescenta a Sputnik, o MRE chinês afirmou que a política dos EUA de expandir a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Leste Europeu teve um papel importante para o início da crise ucraniana. “Os EUA, com suas políticas de expandir a OTAN no Leste Europeu, jogaram mais lenha na fogueira na crise ucraniana”, declarou Zhao Lijian, ressaltando que a China sempre entendeu que a segurança de um país não pode ser garantida às custas da segurança de outros países, e a segurança regional não pode ser garantida com a expansão militar do bloco.

Ainda de acordo com a agência de notícias russa, os EUA gastaram mais de US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em trabalhos de diversos laboratórios biológicos na Ucrânia. Os laboratórios do Departamento Sanitário Central e Epidemiológico do Ministério da Defesa ucraniano estiveram envolvidos no programa biológico militar americano.

Com informações da agência de notícias russa Sputnik