Pernambuco amplia a rede de proteção à mulher, com Delegacia Especializada em Olinda
A vice-governadora Luciana Santos assinou a criação da delegacia de Olinda quando esteve em exercício como governadora.
Publicado 29/06/2022 10:21 | Editado 29/06/2022 18:58
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ao lado da vice-governadora Luciana Santos, inaugurou a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A vice-governadora assinou a criação da delegacia de Olinda quando esteve em exercício como governadora.
Luciana Santos afirmou ser uma “alegria participar da inauguração da Delegacia da Mulher de Olinda, Assinei a criação quando estive no exercício do Governo e hoje pude encontrar com a grande rede de defesa da mulher que tornou possível essa conquista. São parlamentares – como a deputada Gleide Angelo e a vereadora Dete Silva, para citar dois exemplos – pessoal do Judiciário, Ministério Público, Polícias e estruturas do Governo do Estado trabalhando para que as mulheres do nosso Estado sejam cada vez mais assistidas. Seguimos firmes, fazendo o debate de ideias para acabar com o machismo que é o pano de fundo da violência e trabalhando firme para coibir toda e qualquer agressão contra as mulheres”.
Leia também: Programa de governo: Reconstruir o Brasil pelas Mãos das Mulheres
No início deste mês, já havia sido inaugurada uma unidade semelhante em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Estão previstas ainda, em 2022, as entregas de delegacias da mulher em Salgueiro e Palmares, no Sertão Central e Mata Sul, respectivamente.
“Essa nova delegacia busca aumentar a rede de proteção às mulheres e dar condições para que qualquer mulher que precise, possa contar com esse equipamento para ser acolhida da melhor forma. A violência contra as mulheres não pode ser admitida em nosso Estado, por isso seguimos ampliando as políticas públicas e também garantindo a repressão com unidades como esta”, afirmou Paulo Câmara.
As pernambucanas passam a contar, agora, com 13 unidades especializadas no atendimento à mulher: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina, além da recém-inaugurada em Arcoverde.
Leia também: Câmara dos Deputados aprova projetos de combate à violência contra a mulher
Nos municípios que não dispõem de delegacia especializada, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187.
Adquirido pela Polícia Civil de Pernambuco, o imóvel em Olinda possui área construída total de 604m² e é constituído por três pavimentos, sendo os ambientes distribuídos entre recepção; sala de permanência; duas salas de registro de boletim de ocorrência; uma sala de coordenação setorial; quatro cartórios, sendo um no térreo, para contemplar a acessibilidade; uma sala de medidas protetivas de urgência; dois alojamentos; copa/cozinha; uma sala de escuta especializada; brinquedoteca; banheiro público; banheiros para os servidores; uma sala de custódia; um auditório; um arquivo; além de uma sala de reunião e uma sala de capacitação.
Além do governador e de sua vice, participaram da solenidade de inauguração os secretários Humberto Freire (Defesa Social) e Ana Elisa Sobreira (Mulher); o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o comandante da PM, coronel Roberto Santana; o comandante do CBMPE, coronel Rogério Coutinho; o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Roberto; a secretária da Mulher de Olinda, Verônica Brayner; além da delegada Thaís Galba, responsável pela unidade de Olinda, e outros representantes das forças de segurança no âmbito estadual e municipal.
Com Assessoria de Comunicação