Sobre sabores e lutas: um passeio culinário pela Festa do Avante! em Portugal

Nas barracas de comida da Festa do Avante! se concentra a diversidade gastronômica do Alentejo a Lisboa, de Braga ao Porto, de Coimbra a Setúbal, da Ilha da Madeira aos Açores

Fotomontagem reprodução Facebook

A 46ª Festa do Avante!, que terminou no domingo (4/9) em Portugal, representou de diversas formas a integração dos comunistas de todo o país. Na Quinta do Atalaia, espaço verde que abriga o evento em meio à agradável região do Seixal, na Grande Lisboa, o Avante! monta todos os anos uma verdadeira cidade, com barracas e estandes que trazem arte, história, produtos típicos, imagens e cores de cada localidade do país. E entre os grandes destaques da festa está a área da gastronomia, que compõe uma feira ampla, um conjunto de amostras de tudo que se pode comer bem no país de Camões.

As barracas de comida na Festa do Avante! são geridas muitas vezes por restaurantes familiares, por pessoas ligadas ao Partido Comunista Português e tem, como grande diferencial, os preços bem mais baixos do que se encontram os mesmos pratos nos restaurantes de Lisboa. O objetivo é que, em um breve passeio pela festa e com menos euros no bolso seja possível apreciar algumas das tradições portuguesas como frutos do mar, bacalhau, sardinhas, miúdos, além de sobremesas variadas e bons vinhos.

São 17 regiões portuguesas representadas, do Alentejo a Lisboa, de Braga ao Porto, de Coimbra a Setúbal, da Ilha da Madeira aos Açores. Petiscos frios de antepastos, polvo, lula, ovas de peixe abrem o estômago para a fartura dos grandes pratos com ensopados portugueses diversos, arroz de pato, de camarão ou marisco, chouriço, leitão, pastéis, pães diversos e também muitas opções vegetarianas, a cada barraca. Para beber, além da tradição vinícola portuguesa e das marcas de cerveja que são paixão nacional, destaca-se a Ginja, um histórico licor de cereja, apelidado carinhosamente de “ginjinha”, que também funciona como um poderoso digestivo.

Mas não é somente nas barracas de Portugal que se concentra a diversidade gastronômica do Avante! O Espaço Internacional da festa também reúne sabores e lutas de cada país convidado. Dessa forma, prova-se com facilidade o gazpacho espanhol, a cachupa caboverdiana, o espaquete bolognese italiano, um shwarma palestino, pratos do Peru, do Vietnã, de Moçambique. Em cada parada para beliscar, um novo aprendizado sobre a cultura e sobre a situação política atual nesses países. O Brasil também esteve representado, com muita feijoada e caipirinha servidas entre as bandeiras de Lula presidente.

Seguindo a boa tradição comunista, a Festa do Avante! inteira evoca o espírito de partilha, solidariedade e coletividade. Um aprendizado valioso para o desenvolvimento da nossa própria festa, o Festival Vermelho, que foi lançado no último mês de março em Niterói. Que as nossas lutas, em Portugal e também no Brasil, tenham cada vez mais o sabor da esperança.