Ipec em SP mostra Haddad com 41% e Tarcísio com 46%

O índice de indecisos ainda é alto, com 23%, com possibilidade de trabalho de convencimento pelas campanhas, além de apontar para eventuais surpresas de véspera de eleição.

Pesquisa do Ipec encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta terça-feira (11) revela uma diferença de cinco pontos nos índices de intenção de voto para governador de São Paulo, neste segundo turno. O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 46% e o candidato do PT, Fernando Haddad, 41%. 

Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições. Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Tarcísio tem 53% e Haddad, 47%.

O índice de indecisos ainda é alto, com 23%, com possibilidade de trabalho de convencimento pelas campanhas, além de apontar para eventuais surpresas de véspera de eleição. Entre os eleitores paulistas, 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição. Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 23% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam; já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 11%. 

Comparado a Tarcísio, Haddad tem preferência entre eleitores de menor renda (52%), da região metropolitana (47%), em relação ao interior (35%), e mulheres (45%). Os evangélicos preferem o candidato bolsonarista (62%), enquanto outras religiões preferem Haddad.

Simulação anterior de 2º turno

Na simulação de segundo turno divulgada pelo Ipec em 1º de outubro, na véspera da votação do primeiro turno, Haddad tinha 42% e Tarcísio, 38%.

Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 9 e 11 de outubro em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03658/2022.