Confira agenda de Lula na Conferência do Clima

Programação inclui o Brazil Climate Action Hub; fórum dos governadores da Amazônia Legal e um terceiro evento onde Lula discursará para um público mais amplo.

Lula | Foto: Ricardo Stuckert

“O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro”, escreveu Lula em seu Twitter antes de embarcar para Sharm El Sheikh, no Egito, a convite do presidente Abdel Fatah al-Sissi, para a conferência climática COP-27. A viagem de Lula nesta segunda-feira (14) gera expectativa entre autoridades e representantes da sociedade civil presentes à Cúpula.

Até o momento, o mandatário tem encontros confirmados com o secretário-geral da ONU, António Guterres; com o presidente do país anfitrião, o general Abdel Fattah El-Sisi. A agenda também inclui um pronunciamento oficial e evento com governadores que integram o Consórcio Interestadual Amazônia Legal e encontros com membros da sociedade civil.

Leia também: Lula retorna à Conferência do Clima, onde brilhou com proposta na COP15-Dinamarca

Veja a programação do mandatário:

  • Quarta-feira (16)

– Às 11 horas (16h de Brasília): participa do evento ‘Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática’, na companhia dos governadores da Amazônia Legal: Antônio Waldez Góes da Silva (Amapá), Gladson de Lima Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins), e Marcos Rocha (Rondônia).

– Às 17h15 no Egito (22h15 em Brasília): pronunciamento oficial na “zona azul”, local coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta é a área restrita à organização onde ocorrem as negociações entre líderes mundiais.

  • Quinta-feira (17)

– Às 10 horas (15h de Brasília): tem um encontro com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub.

– Às 15 horas (20h em Brasília) o presidente eleito se reunirá com os representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Contexto internacional da presença de Lula

O presidente eleito Lula recebeu ainda cerca de dez pedidos de reuniões bilaterais durante a COP-27, segundo assessores próximos. Entre as demandas estão encontros com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Outro pedido é do parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, no ano passado.

Lula recebeu pedidos para se encontrar também com ex-chefes de estados e representantes de organismos internacionais.

Leia também: Na expectativa por Lula, COP27 quer planejar compromissos climáticos

Brazil Hub*

O presidente eleito é convidado de honra no Brazil Climate Action Hub durante a conferência deste ano.

Criado em 2019, na COP25, em Madrid (Espanha), o Brazil, Hub é um espaço formado por entidades ligadas à questão ambiental, coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), o Instituto ClimaInfo e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Dentro da conferência, o Brazil Hub é o espaço no qual a sociedade civil organizada na área ambiental apresenta ao mundo a agenda brasileira do clima no debate mundial.

__

com informações de agências

Autor