Lula pedirá à ONU para a Amazônia sediar COP de 2025

“O Brasil não nasceu para ser um país isolado”, disse presidente eleito em seu primeiro compromisso internacional após vencer as eleições.

Lula na Cop-27 | Foto: Midia Ninja

O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (16) que “o Brasil está de volta ao mundo” e propôs que próxima conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), programada para 2025, aconteça na Amazônia.

Um dos nomes mais aguardados do evento, a agenda de Lula focou, antes de tudo, no encontro com o consórcio de governadores da Amazônia Legal, na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. A presença de Lula no estande dos governadores, localizado nos pavilhões dos países, levou uma multidão até o local para ver seu discurso.

“O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo ao qual ele foi submetido durante os últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado, é um país muito grande. O Brasil tem uma cultura extraordinária, é um país mega diverso.”, disse Lula em seu primeiro compromisso internacional desde que venceu as eleições em outubro.

Durante evento com os governadores Antônio Waldez Góes da Silva (Amapá), Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins), e Marcos Rocha (Rondônia), Lula recebeu uma carta de compromisso onde reafirmam o compromisso de cooperar “em favor de políticas orientadas à conservação e ao desenvolvimento sustentável”.  °

O documento intitulado ‘Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática’ e assinado pelos nove governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, foi lido por Helder Barbalho (PT/PA). Nela, os gestores também pedem um esforço conjunto “que permita maior celeridade na tramitação dos apoios internacionais”.

“Tudo que nós queremos é somar forças, somar energias, trabalhar para mostrar que o Brasil tem responsabilidade ambiental e com a pauta climática. Com a preservação da floresta. Nosso país quer discutir floresta em pé, o nosso país quer discutir floresta viva. Uma floresta que esteja em pé, mas que valorize, prestigie os saberes das comunidades tradicionais e que possa gerar renda”, disse Barbalho.

COP-30 no Brasil, na Amazônia

Durante seu discurso no Fórum dos governadores, o ex-presidente disse que não medirá esforços para que a Cop-30 seja realizada na Amazônia brasileira. “Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado do Amazonas e o estado do Pará”, afirmou Lula durante o evento.

“Acho muito importante que seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, completou.

Um dia após a confirmação da presença de Lula na Cop-27, Lula, o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS) enviou uma carta ao presidente eleito pedindo, justamente, que o Brasil seja recolocado no centro das negociações climáticas globais.

“Nossa expectativa é de que o vosso governo, desde já, sinalize a disposição do Brasil de sediar a COP30 em 2025, como ato político do compromisso de nossa contribuição significativa aos esforços globais para o enfrentamento da crise climática”, diz trecho da carta do fórum, endereçada tanto a Lula como a seu vice, Geraldo Alckmin. “No âmbito do regime multilateral de mudanças do clima, o Brasil pode e deve resgatar o papel de liderança”, diz outro trecho do documento.

__
com informações de agências

Autor