MST realiza Festival da Reforma Agrária neste final de semana

Evento acontece no Galpão do Armazém do Campo, de 2 a 4 de dezembro, e estará repleto de sabores da terra, cultura, política e artistas convidados. Confira a programação.

Foto: divulgação/MST

Ao longo deste final de semana, de 2 a 4 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza o Festival da Reforma Agrária, uma mostra da produção das associações e cooperativas do Movimento, que ocuparão o Galpão do Armazém do Campo em São Paulo.

O evento tem entrada gratuita e traz os sabores da luta pela terra, além de uma programação diversa de vivências formativas, oficinas, e muitas atrações culturais e artísticas.

Com abertura nesta sexta (2), a partir das 14h, o Galpão abre as portas com a expectativa de reunir milhares de pessoas para conhecer de perto e saborear o que é produzido pelas famílias agricultoras nas áreas de assentamentos e acampamentos conquistados na luta pela Reforma Agrária Popular.

No primeiro dia do Festival, o espaço também sediará a transmissão do jogo do Brasil na Copa, a partir das 16 horas. E contará com um cerimonial de abertura com a presença de apoiadores/as e parlamentares a partir das 18h30.

Na sexta e sábado, uma série de oficinas trazem oportunidade de formação, com temas que variam desde as “Experiências de Cooperação e Comercialização Digital”, que acontece na sexta (2) às 14 horas, até “Materiais recicláveis”, conduzida pela Unicatadores, “Economia de gás”, “Produção de Fitoterápicos e Fitocosméticos” e “Manejo e Uso de Frutas Nativas da Mata Atlântica”, que ocorrerão no sábado (3), em uma maratona formativa de oficinas que acontecem das 10 até às 17 horas.

Já no domingo (4), a partir das 10h, acontece a Conferência “Pela Alimentação Saudável no Combate à Fome”, com a presença de Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST; Tereza Campello, ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dos governos Dilma; Preto Zezé, presidente da CUFA; além de Adriana Salay, historiadora social e fundadora do projeto Quebrada Alimentada. A mediação da mesa fica por conta de Carla Bueno, da coordenação do MST junto ao ator e jornalista, Ernesto Xavier

As apresentações culturais confirmadas estão programadas para o sábado (3) e domingo (4). Quem abre o show no sábado é o pernambucano Siba, às 15 horas. Às 18 horas, As Cantadeiras, encatnarão o público com o coro da cultura popular das mulheres Sem Terra. Entre as apresentações do domingo, acontece ainda o lançamento do livro Micronutrientes, de Ana Maria Primavesi, pela editora Expressão Popular, às 17 horas.

No domingo, às 9 horas, abre-se o evento com um sobre cinema e questão agrária, organizado pelo Festival Entretodos. No período da tarde, às 14 horas, quem sobe ao palco para animar a companheirada é a Próxima Cia de teatro. Na sequência, às 15 horas, haverá cortejo do ‘Maracatu Ouro do Congo’; às 16 horas toca o grupo ‘Pereira da Viola’, seguido de ‘Nego Bala’, às 17 horas. O encerramento fica por conta do paraense Felipe Cordeiro, às 18h30.

Durante todos os dias do Festival, a Culinária da Terra estará presente, com jantar na sexta e no sábado entre 18 e 20 horas. No sábado e no domingo o almoço estará disponível entre 12 e 15 horas. No menu: moqueca, baião de dois, feijão tropeiro, nhoque de mandioca e caldos diversos, entre outras delícias que serão comercializadas nas barraquinhas da feira da Reforma Agrária.

SERVIÇO
O que: Festival da Reforma Agrária
Quando: de 2 a 4 de dezembro
Onde: Galpão do Armazém do Campo (Al. Eduardo Prado, 460 – São Paulo)
IMPRENSA: o credenciamento para cobertura do evento pode ser feita aqui.

__
Fonte: MST

(BL)

Autor