Margareth Menezes aceita Ministério da Cultura e Lula agradece

Além da trajetória musical, suas credenciais como mulher, negra, nordestina, representante do meio artístico e ativista em prol da cultura a qualificaram.

Margareth Menezes e o presidente eleito Lula / Crédito: Ricardo Stuckert

A cantora Margareth Menezes será a ministra da Cultura, pasta que será recriada no novo governo após o “desmonte da área”. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu na terça-feira (13) a aceitação do convite.

“Obrigada companheira por aceitar o convite de ser ministra da Cultura. Nos últimos anos, a Cultura sofreu um desmonte no Brasil. E nós vamos honrar nosso compromisso de reconstruir e fortalecer o setor”, escreveu, junto a uma foto com a artista publicada nas redes sociais.

Margareth também agradeceu Lula pelo convite e apelou à participação social para superar os desafios. Ela já integrava a equipe de transição do presidente eleito na área de Cultura. “Agradeço ao presidente pela confiança, tendo a certeza que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país. Eu, como artista sei que não será fácil, por isso, peço o apoio e a força de todos os artistas, mobilizadores, realizadores e agentes culturais do Brasil e de cada cidadão, para juntos, de mãos dadas, restabelecermos com plenitude essa área que é tão ampla, tão diversa e tão fundamental para todos nós.”

“A riqueza da nossa cultura alimenta a nossa alma e fortalece a nossa identidade como nação. A cultura reflete a força, a grandeza e a beleza do povo brasileiro. Vamos precisar de todo mundo!”, completou. 

O convite foi feito a partir de uma proposta da socióloga Rosângela da Silva, a Janja, esposa de Lula. Margareth participou do grupo técnico da Cultura que coordenou junto com Áurea Carolina, Lucélia Santos, Antonio Marinho, Juca Ferreira e Márcio Tavares. Integrante do grupo técnico da Cultura, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou na última semana que há mais de 580 projetos culturais parados no país por conta da falta de ação do governo Bolsonaro.

Ela comentou à imprensa que o presidente quer elaborar um ministério “forte”. “Conversamos e eu aceitei a missão. E recebo isso como uma missão mesmo, até porque foi uma surpresa para mim também, até para eu entender o lugar desta minha representação e a necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para levantar o Ministério da Cultura”, ponderou.

Perfil

A cantora é admirada não apenas pela sua arte e trajetória musical, mas também por suas credenciais como mulher, negra, nordestina, representante do meio artístico e ativista em prol da cultura. Um perfil que se assemelha ao de Gilberto Gil, anunciado ministro em 2003.

A cantora nasceu em Boa Viagem, região de Salvador, em 13 de outubro de 1962. Em 1980, a cantora iniciou sua carreira de atriz, apresentando-se em peças teatrais pelos bairros de Salvador. Em 1983, Margareth participou da criação do espaço Gran Circo Troca de Segredos, que impulsionou a cena cultural de Salvador. O local abrigou apresentações musicais e espetáculos de teatro.

Somente por volta de 1986, Margareth dá início à sua carreira musical. Em 1988, lançou seu primeiro álbum intitulado “Margareth Menezes”.

Muito conhecida internacionalmente, a artista conquistou dois troféus Caymmi, quatro troféus Dodô e Osmar e foi indicada ao Grammy Awards e ao Grammy Latino. Foi considerada pelo jornal “Los Angeles Times” a “Aretha Franklin brasileira”. É apontada como principal representante do movimento afropop brasileiro, que visa preservar e promover a cultura negra no país. Tem mais de dez álbuns musicais lançados e mais de vinte turnês internacionais. 

É fundadora da ONG Associação Fábrica Cultural, organização social sem fins lucrativos que atua com cultura, educação e sustentabilidade na capital baiana. Margareth é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e foi reconhecida pelo Mipad 100, da ONU, em 2021, como uma das personalidades negras mais influentes do mundo.

Entre os artistas que celebraram a escolha da cantora para o Ministério, estão Lázaro Ramos, Dira Paes, Maria Gadú, Luiz Caldas, Fernanda Abreu, Johnny Hooker, Preta Gil e Luis Lobianco.

No dia 1º de janeiro de 2023, a cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas, como Almério, BaianaSystem, Chico César, Duda Beat, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Gilsons, Johnny Hooker, Luedji Luna, Marcelo Jeneci, Martinho da Vila, Maria Rita, Odair José, Otto, Pabllo Vittar, Paulinho da Viola,  Teresa Cristina, Tulipa Ruiz e Valesca Popozuda.

Autor