Lula anuncia senador Jean Paul Prates para comando da Petrobras

Senador do Rio Grande do Norte defende que política de preços dos combustíveis é do governo, não da empresa

Lula e Jean Paul Prates, indicado para ser o novo presidente da Petrobras | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta sexta-feira (30), a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) como novo presidente da Petrobras.

Colocado como favorito para ocupar o cargo, Lula fez anúncio em frente ao hotel Meliá, em Brasília, onde está hospedado, e utilizou as redes sociais para confirmar a indicação. “Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro.”

Advogado e economista, Prates é especialista no setor de energia e foi um dos coordenadores do grupo de transição que discutiu o tema. Ele ainda foi o principal interlocutor de Lula para a área durante a campanha, além de ter conversado várias vezes com o mercado sobre o assunto.

Em entrevista, Prates defendeu que a política de combustíveis é assunto de governo. “Não quer dizer que seja intervencionista, mais ou menos [intervencionista]. É um assunto de governo, ponto. Porque atinge a todas as empresas, não só a Petrobras”, afirmou.

“Ela faz parte desse processo, mas é uma politica que o governo vai dar as diretrizes principais, Ministério das Minas e Energia, Ministério da Fazenda, conselho nacional de política energética, o próprio presidente, e finalmente a Petrobras e as outras empresas também.”

O economista também utilizou as redes sociais para agradecer Lula pela escolha de seu nome. “Recebi hoje a missão de comandar a Petrobras pelos próximos anos. Muito me honra a escolha do presidente @LulaOficial que coloca sobre mim a responsabilidade de conduzir uma empresa que é patrimônio de todos os brasileiros.”

O senador disse ainda que após a posse o governo eleito terá pela frente “um processo burocrático, estabelecido pela legislação e pelos sistemas de governança da Petrobras, até que ocorra a formalização do meu nome como presidente da companhia”. A indicação de Prates ainda precisa ser aprovado pelo conselho da estatal.

__

Autor