TCU designa relator para investigar viagem de Bolsonaro aos EUA

Relator do caso será o ministro Walton Alencar, próximo do ex-presidente.

Foto: Agência Força Aérea

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depois que teve a derrota confirmada para Lula (PT) nas eleições praticamente abandonou o cargo. Lula, mesmo antes de assumir, já se encontrava com líderes mundiais, empresários e representantes da sociedade, evidenciando ainda mais a farsa que o bolsonarismo se tornou.

Logo após o Natal, Bolsonaro e família partiram em avião presidencial para os Estados Unidos para se hospedar na casa do ex-lutador José Aldo e passar o final de ano.

No entanto, a viagem por um presidente que não continuaria no cargo chamou a atenção da opinião pública e o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que investigasse o caso. A apuração deve se concentrar na utilização de avião da Força Aérea Brasileira para uso pessoal.

Vaz pede que o caso seja investigado, que Bolsonaro se explique e que, em caso de comprovação de viagem pessoal, o ex-presidente devolva o dinheiro da viagem aos cofres públicos.

No entanto, esta apuração pode ser arquivada, pois o ministro do TCU sorteado para ser relator do caso é Walton Alencar, próximo do ex-capitão. Como indicou o UOL, foi de Alencar a ideia de lançar Tarcísio de Freitas (Republicanos), agora governador de São Paulo, como candidato.