PF terá trocas nas superintendências e maior protagonismo de mulheres

A expectativa é que ao menos nove dos 27 comandos regionais sejam ocupados por mulheres.

Foto: Polícia Federal

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – que sem explicações foi para os Estados Unidos antes mesmo do mandato chegar ao fim – a Polícia Federal foi aparelhada para que investigações contra seus filhos e aliados não fossem para frente.

Foram quatro diretores-gerais da PF sob Bolsonaro: Maurício Leite Valeixo, Rolando Alexandre de Souza, Paulo Maiurino e Márcio Nunes de Oliveira.

Mas com o novo governo Lula (PT) a liberdade de investigações e independência retornaram, inclusive o novo diretor-geral da PF Andrei Rodrigues irá dar novos ares ao órgão com trocas nas superintendências e aumento no número de mulheres em postos de chefia.

Leia também: Debandadas marcam os últimos dias melancólicos do desgoverno Bolsonaro

Conforme traz a colunista de O Globo, Bela Megale, das 27 superintendências, pelo menos 20 terão trocas. As mudanças devem atender ao critério que vem sendo adotado pelo novo governo de aumento da participação feminina. Atualmente, somente duas superintendências tem na chefia mulheres. Segundo a colunista, o comando da PF trabalha para ter, ao menos, nove superintendentes regionais mulheres.

Autor