Festival de rock anuncia line-up 100% feminino na edição de 2023

Rock the Montain chega a sua 10ª edição com shows de Margareth Menezes, Marian Sena, Vanessa da Mata, Alcione e Daniela Mercury. Evento acontece em novembro, no Rio.

Marisa Monte, Pitty, Iza e Maria Bethania são presenças confirmadas na 10º edição do RTM | Fotos: Leo Aversa, Otávio Sousa, Divulgação e Jorge Bispo

A 10ª edição do Rock the Mountain (RTM), festival de música, arte e sustentabilidade que acontece em novembro, em Itaipava, Petrópolis (RJ) anunciou nesta terça-feira (17) um line-up totalmente composto por mulheres.

Essa é a primeira vez que um festival nacional entrega todo o artístico para destacar a diversidade regional, racial e estilos musicais, além do talento e a potência das artistas brasileiras.

São mais de 100 nomes divididos em oito palcos. Maria Bethânia, Iza, Pitty, Marisa Monte, Margareth Menezes, Alcione, Daniela Mercury, Majur, Maria Rita, Gaby Amarantos e Preta Gil estão entre as principais atrações do festival.

Em meio à natureza, o festival reúne juventude, modernidade, sustentabilidade, liberdade, estilo, diversão, gastronomia e muita música.

Protagonismo feminino

Para a edição comemorativa, a montagem do line-up foi feita em parceria inédita com a Women’s Music Event (WME), plataforma que, desde 2016, atua ativamente para aumentar o protagonismo das mulheres na música. A consultoria do WME se estende também a criação de ações dentro do festival que aumentem a participação das mulheres nas áreas técnica e produção.

Segundo Ricardo Brautigam, sócio-criador do festival, a ideia de criar uma edição com protagonismo feminino vem ao encontro do espírito vanguardista do Rock The Mountain. “A cada ano, vínhamos aumentando a participação feminina no festival, dando mais protagonismo tanto nos palcos quanto na hierarquia do line-up. Para a edição de 2023, já tínhamos definido colocar somente mulheres em todos os palcos, e quando conseguimos fechar Marisa Monte, Maria Bethânia e IZA, tivemos ainda mais essa certeza”.”

Para além dos palcos, as mulheres também atuarão nas áreas técnicas do backstage. “A gente gosta de quebrar barreiras, como aconteceu quando criamos a praça de alimentação 100% vegetariana. Somos um festival que não tem fogos, por causa de animais e pessoas sensíveis a ruídos, também somos carbono neutro e estamos rumando para ser lixo zero”, disse o sócio-diretor.

Diversidade

Com ações que garantem a presença da mulher nos palcos, na produção e na técnica, o Rock The Mountain ganha a chancela do selo Igual, concedido pelo WME a iniciativas que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans e não-binárias em suas equipes e apresentações.

SERVIÇO

Rock The Mountain
Datas: 04, 05, 11 e 12 de novembro
Local: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro
Ingressos: Sympla
Programação e informações completas no site oficial do festival.

__

Autor