Com Lula no governo, 73% dizem que a vida pessoal vai melhorar em 2023

Pesquisa sugere que Lula venceu resistências e ganhou apoio desde a eleição 2022, quando derrotou Jair Bolsonaro

O povo tem grande expectativa com Lula l Foto: Ricardo Stuckert

Dois meses após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a avaliação positiva do governo supera em 15 pontos percentuais a negativa. A diferença sugere que Lula venceu resistências e ganhou apoio desde a eleição presidencial de outubro de 2022, quando venceu Jair Bolsonaro por uma vantagem de apenas 1,8 ponto percentual

É o que aponta um novo levantamento do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), feito a pedido da Frebraban (Federação Brasileira de Bancos) e divulgado nesta terça-feira (28). Conforme a sondagem, 51% dos brasileiros aprovam a gestão Lula e 36% desaprovam. Outros 13% não souberam responder. O segmento em que Lula tem mais apoio é entre os jovens de 18 a 24 anos: 58%.

Para 40% dos entrevistados, o mandato do presidente é “ótimo ou bom”, enquanto 28% o avaliam como “ruim ou péssimo” e 27% como “regular”. Há 5% que não souberam ou não responderam. Na cabeça dos brasileiros, três áreas são consideradas prioritárias para o governo: 23% creem que Lula deve dar mais atenção à Saúde, 20% a Emprego e Renda e 18% à Educação.

Alguns indicadores mostram que as expectativas dos brasileiros são boas para 2023. Na visão de mais metade (53%), o País vai melhorar em 2023. Apenas 26% dizem que o Brasil deve piorar. Quando questionados sobre as expectativas para a própria vida, nada menos que 73% confiam em avanços neste ano, ao passo que 10% preveem piora de vida.

A pesquisa Ipespe/Febraban ouviu 2 mil brasileiros com ao menos 18 anos, em todas as regiões do Brasil, de 4 a 14 de fevereiro. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais.

Autor