Apenas 37% dos que usam internet pelo celular checam informações, diz pesquisa

Pesquisa TIC Domicílios revela que 92 milhões de pessoas só acessam a internet pelo aparelho celular. Pesquisa é divulgada em meio as discussões sobre a PL das Fake News

Foto: Divulgação

Somente 37% dos brasileiros usuários de internet disse ter buscado verificar se uma informação que encontrou nas redes era verdadeira. Os dados são da pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2022, lançada nesta terça-feira (16) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O dado é alarmante, tendo em vista que, segundo a pesquisa, 92 milhões de pessoas, ou 62% da população, só acessa a internet pelo aparelho celular.

A divulgação da pesquisa acontece em meio a tramitação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News. O texto institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas e mecanismos de transparência para provedores de redes sociais, ferramentas de busca e de mensagens instantâneas, bem como as diretrizes para seu uso.

A nova edição da pesquisa revela que o uso da internet apenas pelo telefone celular é predominante entre as mulheres (64%), entre pretos (63%) e pardos (67%), e entre aqueles pertencentes às classes D e E (84%).

Já entre aqueles que se conectam por mais de um dispositivo, como celular e computador, 74% checam as informações recebidas. Na média geral, 51% dos brasileiros conferem se as informações que receberam online são verdadeiras ou não.

Em resposta à Agência Brasil, Fabio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domícilios 2022, diz que é possível observar melhores habilidades digitais entre usuários que acessam a internet por múltiplos dispositivos.

“No caso específico da verificação de informações online por telefone celular, há limitações ligadas tanto ao dispositivo em si quanto ao plano de dados associado a ele: segundo a TIC Domicílios, 64% dos indivíduos que possuem um telefone celular possuem um plano pré-pago. Para muitos desses usuários, o consumo da notícia que chega pelo aplicativo de mensagem limita-se às informações que lá aparecem (título, subtítulo, foto) e não há dados móveis suficientes para se abrir a matéria completa. Isso certamente tem impactos para esses usuários e para a sociedade como um todo, como vimos observando nos últimos anos”, disse o coordenador.

Atualmente, o celular é utilizado por 99% dos usuários de internet no país. Em 2014, o computador era o dispositivo mais utilizado, chegando a 80% dos usuários de internet.

Autor