Diretor cearense grita “viva o Lula” ao lançar filme em Cannes

Fala foi dita por Karin Aïnouz durante estreia de seu primeiro filme estrangeiro; “Firebrand” trata da vida de Catherine Parr e Henrique 8º e concorre a Palma de Ouro

Alicia Vikander, Karim Aïnouz e Jude Law no tapete vermelho de "Firebrand", em Cannes | Foto: Valery Hache/AFP

O cineasta cearense Karim Ainouz exaltou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (21) durante a première de seu novo filme, “Firebrand”, no Festival de Cinema de Cannes, realizado na França.

Após a exibição do longa, concorrente à Palma de Ouro, Aïnouz pegou o microfone dentro no teatro Lumière, onde ocorrem as sessões de gala do evento, e, seguindo a tradição dos filmes da competição, agradeceu, em inglês, os atores Alicia Vikander e Jude Law por seu trabalho como Catherine Parr e Henrique 8º na trama. Na sequência, já falando em português, declarou: “Viva o Brasil, viva o cinema brasileiro, viva o Lula”.

A mensagem foi recebida com uma salva de palmas diante da tela principal do festival francês. Segundo o colunista Leonardo Sanchez, da Folha, o filme também teve uma recepção calorosa e as primeiras críticas da imprensa são positivas. Apesar de ter um diretor brasileiro, “Firebrand” é uma produção britânica que retrata o último relacionamento do famoso monarca inglês conhecido por mandar matar duas de suas esposas.

Em entrevista à Folha antes da estreia, o Karim já havia criticado indiretamente Bolsonaro, ao afirmar que o novo filme surgiu como resultado da negligência do ex-presidente em relação ao setor audiovisual. De acordo com Aïnouz, a falta de políticas públicas de incentivo nos últimos quatro anos foi o motivo pelo qual ele decidiu filmar fora do país.

__
com informações da Folha de S.Paulo

Autor