“Os Invasores” identifica 42 políticos com fazendas em terras indígenas

Segunda parte do relatório produzido pelo De Olho nos Ruralistas aponta quais políticos tem fazendas nas 1.692 sobreposições identificadas em terras indígenas

Bois em terras indígenas. Foto: Ibama

O dossiê Os Invasores, elaborado pelo observatório De Olho nos Ruralistas, teve a sua segunda parte lançada na semana anterior como continuidade ao primeiro relatório que expõe quem são os empresários brasileiros e estrangeiros com mais sobreposições em terras indígenas.

Nesta segunda parte o documento foca em 42 políticos e seus familiares de primeiro grau que são titulares de fazendas dentro de terras indígenas.

A invasão das terras indígenas é uma ameaça ao direito à terra e à existência dos povos originários. Na primeira parte do relatório já havia sido revelado 1.692 sobreposições de fazendas em terras indígenas.

Leia também: Pesquisador diz que invasores de terra estão no agronegócio

Como novos destaques, a segunda parte traz:

• Destas [1.692 sobreposições], 42 pertencem a clãs políticos nacionais e regionais. Juntos, eles concentram 96 mil hectares em áreas sobrepostas a TIs (Terras Indígenas);

• Três congressistas possuem fazendas em terras indígenas registradas em nome de empresas ou parentes. São eles: o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) e os deputados Dilceu Sperafico (PP-PR) e Newton Cardoso Júnior (MDB-MG). Os três são membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), face institucional da bancada ruralista no Congresso.

• A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é diretamente financiada por invasores: 18 integrantes da frente receberam R$ 3,6 milhões em doações de campanha de fazendeiros ligados a sobreposições em TIs. Entre os beneficiários figuram o presidente da frente, Pedro Lupion (PP-PR), os vice-presidentes Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), a coordenadora política Tereza Cristina (PL-MS), ex-ministra da Agricultura, e outros nove diretores.

• Invasores de terras indígenas investiram em peso na candidatura derrotada de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Juntos, 41 fazendeiros com sobreposições detectadas pelo estudo doaram R$ 1,2 milhão nessa campanha. Entre eles estão mega-empresários do agronegócio e um dos mandantes do Massacre de Caarapó, no Mato Grosso do Sul.

• A família do governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) é dona de um mega-latifúndio no Acre, que incide nos limites da TI Kaxinawá da Praia do Carapanã. Aliados políticos dele e do pai — o apresentador Ratinho — também figuram na lista de sobreposições.

• Palco do Leilão da Resistência e berço da CPI do Incra e da Funai, o Mato Grosso do Sul é peça central no tabuleiro das sobreposições. Os filhos do ex-governador Pedro Pedrossian, o deputado Zé Teixeira (PSDB), o ex-secretário Ricardo Bacha (Cidadania) e a advogada Luana Ruiz — com trânsito livre na FPA — protagonizam conflitos territoriais com os povos Guarani Kaiowá e Terena.

• Cinco municípios brasileiros são comandados por prefeitos ligados à sobreposição de TIs. Os prefeitos de Linhares (ES), Tapurah (MT) e Sapezal (MT) e os vice-prefeitos de Campos de Júlio (MT) e Iguatemi (MS) estão ligados a fazendas incidentes em territórios indígenas — diretamente ou por meio de familiares. Vinte e três ex-prefeitos também têm sobreposições em terras indígenas.

Para a Agência Brasil, o coordenador de projetos do observatório, Bruno Bassi, identifica que os atores que protagonizam a prática ilegal e que ameaçam os povos indígenas são tanto políticos como pessoas com poder aquisitivo.

Leia também: Dossiê mostra face agrária do terror no Brasil

“O avanço do território, sobretudo do agronegócio, sobre territórios indígenas ou reivindicados pelos povos indígenas é promovido, de um lado, pelo capital, pelas grandes empresas e corporações, por multinacionais, grandes empresários, e tem uma interface política, que abarca desde a posse direta por pessoas que se envolvem nesse universo político. A gente tem governador, deputados federais, um senador, cinco prefeitos e vice-prefeitos com mandato atual e 23 ex-prefeitos, o que demonstra o tamanho dessa esfera municipal, do poder local, na posse de terras. A gente tem deputados estaduais”, diz.

Confira aqui a parte dois do relatório “Os Invasores: parlamentares e seus financiadores possuem fazendas sobrepostas a terras indígenas”.

*Com informações Agência Brasil e De Olho nos Ruralistas.

Autor