Exposição foca no elo entre a língua portuguesa e canções brasileiras

Mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa começa nesta sexta (14) e fala sobre a riqueza e a diversidade de nosso idioma na canção popular brasileira; confira

Exposição fala da diversidade do idioma na canção popular brasileira, representada por diversos gêneros musicais | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Museu da Língua Portuguesa inaugura nesta sexta-feira (14) a exposição temporária “Essa Nossa Canção”, que explora a diversidade e riqueza do idioma na música popular brasileira. A mostra, com curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, abrange diversos gêneros musicais, desde o rock até o samba, passando pelo funk, axé, sertanejo e bossa nova.

A experiência começa logo no elevador, quando o público é surpreendido por uma intervenção sonora criada pelo produtor cultural Alê Siqueira a partir de vocalizes das músicas brasileiras. Cantos como “Ôôôôô”, “Ilariê”, “Aê-aê-aê” foram editados para formar uma única canção sem aquilo que convencionalmente se entende por palavra.

Na sequência, o público encontra a instalação sonora Palavras Cantadas, também de Alê Siqueira, na qual 54 músicas brasileiras são despidas do acompanhamento instrumental; cantadas à capela e entremeadas umas nas outras, parecem conversar entre si. O visitante perceberá que o trecho “Olá, como vai?” de uma canção se relaciona com “Eu estou aqui. O que é que há?” de outra, como se criasse uma história única composta por dezenas de vozes.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Na segunda sala, vídeos dirigidos por Daniel Augusto apresentam novas interpretações de dez canções emblemáticas do cancioneiro nacional. Juçara Marçal, por exemplo, canta Sinal Fechado, de Paulinho da Viola. José Miguel Wisnik e Xênia França cantam Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. E fãs dos Racionais MC’s cantam o clássico rap Diário de um Detento. “É importante dizer que não são as 10 melhores canções brasileiras. É sempre um recorte. Essas canções estão aí porque elas trazem algum aspecto inusitado ou desconhecido da relação entre língua e canção”, explicam os curadores.

O terceiro ambiente é dividido em dois espaços. Em um deles, o público pode assistir ao documentário As Canções (2011), de Eduardo Coutinho. No outro, os cineastas Quito Ribeiro e Sérgio Mekler realizam obra inédita composta por pequenos trechos de músicas que estão em vídeos do YouTube com interpretações de Homem com H, conhecida na voz de Ney Matogrosso, Beijinho no Ombro, sucesso de Valesca Popozuda, Índia, do repertório de Roberto Carlos, e O Caderno, de Toquinho.

Por fim, na última sala, a exposição mostra reproduções dos manuscritos de canções de artistas como Marília Mendonça, MC Xis e Cartola, destacando as escolhas linguísticas que tornam uma canção inesquecível. Também é apresentada uma linha do tempo com dispositivos que foram usados ​​para “aprisionar” a música cantada, como gramofones, discos de vinil, fitas K7 e iPods.

A exposição “Essa Nossa Canção” no Museu da Língua Portuguesa proporciona uma experiência sensorial única, explorando a relação entre música e língua, e conectando canções históricas com formas contemporâneas de expressão musical. A mostra estará aberta ao público até março de 2024.

SERVIÇO

Mostra temporária Essa nossa canção

Quando: De 14 de julho a março de 2024
Onde: Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/n – Luz/SP – Acesso pelo Portão A
Horários: De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – Grátis para crianças até 7 anos e aos sábados
Para mais inormações, acesse: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br

__
com informações de agências
Edição: Bárbara Luz

Autor